Europa: mais de 350 refugiados são apreendidos em um fim de semana

Três grupos foram capturados em dois episódios distintos, um no Canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido, e mais dois próximo às Ilhas Canárias, na Espanha

03:22 | Nov. 22, 2021

Região das Ilhas Canárias tem sido palco de frequentes apreensões de refugiados vindos da África (foto: LLUIS GENE / AFP)

Três grupos de refugiados foram capturados tentando entrar em países europeus neste fim de semana. Entre a noite da sexta-feira, 19, e a de domingo, 21, 356 pessoas foram apreendidas em duas ações distintas, uma da França e uma da Espanha.

Na sexta-feira, 243 pessoas em diversos botes improvisados saíram da França em direção ao Reino Unido, cruzando o Canal da Mancha. O grupo foi interceptado por autoridades francesas, e está sob custódia da polícia de fronteira.

Já no domingo, duas embarcações foram interceptadas pelo órgão de imigração espanhol perto das Ilhas Canárias. Em um dos botes, vindo do Marrocos, estavam 60 pessoas: 43 homens, 12 mulheres e cinco bebês.

Outro, capturado pouco depois, tinha 53 pessoas "de origem subsaariana", segundo o Serviço de Salvamento Marítimo do país: 33 homens, 13 mulheres e sete menores de idade. Segundo o canal estatal RTVC, mais duas embarcações estão sendo procuradas pelas autoridades espanholas na mesma região.

Mais notícias internacionais