Otan alerta Rússia contra provocação militar na fronteira com a Ucrânia

A Otan pediu ontem que a Rússia seja mais "transparente sobre suas atividades militares" na sua fronteira com a Ucrânia. O governo ucraniano estima que 100 mil soldados russos estejam estacionados na região. Kiev acusa Moscou de conduzir "guerra híbrida" na Europa.

Em apoio à Ucrânia, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, pediu nesta segunda, 15, que Moscou reduza as tensões criadas pela "concentração de forças" ao longo da fronteira. "Pedimos à Rússia que seja transparente com suas atividades militares, para reduzir as tensões e evitar qualquer escalada", disse Stoltenberg, ao lado do chanceler da Ucrânia, Dmitro Kuleba.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em 2014, a Rússia anexou a Península da Crimeia, que era parte do território ucraniano. Agora, a Ucrânia suspeita que os russos planejem fazer o mesmo com regiões da Ucrânia como a bacia do Donets, onde grande parte de população é de origem russa.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RÚSSIA/UCRÂNIA/OTAN/ALERTA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar