Participamos do

Vulcão nas Ilhas Canárias entra em sinal amarelo de erupção e pode causar tsunami no litoral do Brasil

Sinal amarelo é o segundo numa escala de quatro existentes, onde o primeiro é atividade normalizada e o quarto representa a erupção
09:56 | Set. 16, 2021
Autor Alexia Vieira
Foto do autor
Alexia Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas ilhas Canárias, na costa do continente africano, está com sinal amarelo para risco de erupção. Esse nível de alerta é o segundo numa escala de quatro. Conforme o portal MetSul Meteorologia, a erupção do vulcão poderia indicar um risco de tsunami para todo o litoral do Brasil. Oceanógrafo afirma, todavia, que "possibilidade é mínima".

O MetSul menciona um estudo publicado pelo geólogo Mauro Gustavo Reese Filho, que afirma existir uma possibilidade que a próxima erupção desestabilize a costa da ilha de La Palma e gere um tsunami que poderia atingir países banhados pelo Oceano Atlântico, incluindo o Brasil.

De acordo com informações do Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha, abalos sísmicos na ilha foram registrados nos últimos dias, chamando atenção para o vulcão que até então estava adormecido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No entanto, María José Blanco, responsável pelo IGN nas Ilhas Canárias, explicou ao jornal espanhol elDiario.es que todos os sistemas vulcânicos produzem esse tipo de fenômeno, mas a maioria não termina em erupções.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags