Quais vacinas são aceitas para entrar na Europa?

A reabertura de países para passageiros totalmente vacinados do Brasil reforçou a procura por vacinas que, teoricamente, seriam mais aceitas fora do país. Veja as vacinas que os principais países europeus admitem
Autor DW Tipo Notícia

Turistas na frente do Portão de Brandemburgo, em BerlimA reabertura de países da Europa para passageiros totalmente vacinados vindos do Brasil gerou uma busca por vacinas contra a covid-19 que, teoricamente, seriam mais aceitas fora do país. A ideia, porém, não faz sentido do ponto de vista sanitário – já que todos os imunizantes aplicados no Brasil reduzem o risco de casos graves de coronavírus e de hospitalizações – nem do ponto de vista do turismo, já que a escolha de vacinas atrapalha a imunização e dificulta o retorno do turismo mundial. De acordo com a revista The Economist em um texto publicado no final de julho, as vacinas mais aceitas em viagens internacionais são da AstraZeneca (por quase 120 países), da Pfizer-BioNTech (por quase 90) e Sputnik V (por mais de 60). Alemanha, Espanha, França, Finlândia, Portugual e Suíça são alguns dos países europeus que liberaram a entrada de turistas totalmente vacinados do Brasil. Já a Irlanda, por exemplo, permite a entrada de qualquer viajante brasileiro – totalmente vacinado ou não.

Veja abaixo as vacinas aceitas em alguns países europeus:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Alemanha: Pfizer-BioNTech, Janssen (Johnson&Johnson), Moderna, AstraZeneca e Serum Institute of India (CoviShield).

Áustria: Pfizer-BioNTech, AstraZeneca (Vaxzevria e CoviShield), Janssen (Johnson&Johnson), Moderna, Sinovac (Coronavac) e Sinopharm/BIBP

Bélgica: Pfizer-BioNTech, Janssen (Johnson&Johnson), Moderna e AstraZeneca

Dinamarca: Pfizer-BioNTech, Janssen (Johnson&Johnson), Moderna e AstraZeneca

Croácia: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Gamaleya, Sinopharm/BIBP e Janssen (Johnson&Johnson)

Espanha: Pfizer-BioNTech, AstraZeneca (incluindo a CoviShield), Janssen (Johnson&Johnson) e Sinovac (Coronavac)

Finlândia: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Janssen (Johnson&Johnson), Sinopharm/BIBP, Serum Institute of India (CoviShield) e Sinovac (Coronavac)

França: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen (Johnson&Johnson) Holanda AstraZeneca, Pfizer-BioNTech, Janssen (Johnson&Johnson), Moderna, Serum Institute of India (CoviShield), Sinopharm/BIBP e Sinovac (Coronavac)

Irlanda: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen (Johnson&Johnson)

Itália: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen (Johnson&Johnson)

Portugal: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen (Johnson&Johnson). É importante frisar que o decreto do governo de Portugal que liberou a entrada de passageiros provenientes do Brasil – totalmente vacinados ou não – não informa se outros imunizantes, além dos já aplicados em Portugal, são aceitos pelo país.

República Tcheca: AstraZeneca, Moderna, Pfizer-BioNTech, Serum Institute of India (CoviShield) e Janssen (Johnson&Johnson)

Reino Unido: Pfizer-BioNTech, Janssen (Johnson&Johnson), Moderna e AstraZeneca

Suíça: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Janssen (Johnson&Johnson), Sinopharm/BIBP, Serum Institute of India (CoviShield) e Sinovac (Coronavac)

Autor: Fernando Caulyt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar