Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Franceses voltam às ruas contra passe sanitário pela 8ª semana seguida

16:22 | Set. 04, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pela oitava semana consecutiva, dezenas de milhares de pessoas voltaram às ruas em várias cidades francesas, neste sábado, 4, para protestar contra o passaporte sanitário imposto pelo governo de Emmanuel Macron e contra a vacina contra a covid-19.
Na capital, Paris, milhares marcharam da Torre Eiffel até a Esplanade des Invalides, gritando "Liberdade!". Segundo o canal BFMTV, foram registrados incidentes leves no centro comercial de Les Halles e três pessoas foram presas.
Representantes do grupo antissistema Coletes Amarelos e de alguns setores da ultradireita participaram das manifestações, como nas edições anteriores. Florian Philippot, ex-número 2 da líder de ultradireita Marine Le Pen, liderou um dos atos com o tema Liberdade e contra o presidente Macron.
Todos os sábados, desde julho, centenas de milhares de pessoas de diversos grupos têm protestado na França contra o certificado, ou "passe sanitário", obrigatório em bares, restaurantes, transportes interurbanos e até hospitais.
Essa multidão heterogênea inclui grupos como militantes antivacinas, aqueles que apoiam teorias da conspiração sem qualquer sentido e opositores do governo Macron. Durante a marcha, alguns manifestantes vaiaram clientes em bares e restaurantes, segundo a agência France Presse.
Milhares de manifestantes também marcharam em Marselha (sudeste), a segunda maior cidade do país, a maioria sem máscaras e agitando a bandeira francesa. "Não à discriminação. Não à intimidação: liberdade", dizia um banner.
Em vigor há quase um mês, o passe sanitário é um QR code gerado quando a pessoa tem um certificado de vacinação completo, um teste de coronavírus negativo em menos de 72 horas ou um certificado de recuperação em menos de seis meses.
Na prática, o código pretende estimular a vacinação em um país no qual 45,4 milhões de pessoas já receberam a vacina, o equivalente a 67,3% da população francesa.
De acordo com a pesquisa da consultoria Odoxa Backbone, 67% dos franceses aprovam o passe sanitário, o qual o presidente Macron não descarta a possibilidade de continuar a ser utilizado até depois de 15 de novembro.
Ainda que as internações por covid sigam caindo, com o início do ano letivo e o retorno ao trabalho após as férias de verão (Hemisfério Norte), os médicos se preparam para um possível aumento do número de casos.
Hoje, a média diária é de 17 mil infecções por coronavírus. A pandemia da covid-19 já deixou mais de 115 mil mortos na França. COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vacinação Covid-19: público terá repescagem em locais separados por faixa etária

CONFIRA LOCAIS
16:21 | Set. 04, 2021
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir da próxima quinta-feira, 9, pessoas de 40 a 59 anos e a partir de 60 anos que ainda não tomaram a 1ª dose contra a Covid-19 deverão buscar centros de vacinação específicos em Fortaleza. Todos precisam estar cadastrados no Saúde Digital. Além disso, o público de 30 a 39 anos deve seguir um calendário de repescagem. 

As novas regras foram anunciadas pelo prefeito José Sarto (PDT) e pela secretária municipal de Saúde Ana Estela Leite neste sábado, 4. Objetivo é organizar o fluxo e evitar aglomeração. Pelas redes sociais, o prefeito detalhou os locais de vacinação por faixa etária. 

Quem tem 60 anos ou mais deve procurar postos de saúde com sala de vacinação Covid-19, Centro de Eventos, Iguatemi e RioMar Kennedy. Pessoas de 40 a 59 anos devem procurar o Sesi Parangaba, RioMar Fortaleza Papicu e os Cucas.

Existe ainda um calendário de repescagem específico para quem tem entre 30 e 39 anos e perdeu a 1ª dose. De 9 a 22 de setembro, na data correspondente à idade, basta ir aos Cucas, Sesi Parangaba ou RioMar Fortaleza (Papicu).

Locais de vacinação para 60 anos em Fortaleza

  • Postos de saúde com sala de vacinação Covid-19

A Prefeitura disponibiliza diariamente em seu site os endereços de postos de saúde com vacinação contra o coronavírus.

  • Centro de Eventos de Fortaleza

Onde: avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza

  • Shopping Iguatemi

Onde: avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz, Fortaleza

  • RioMar Kennedy

Onde: avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Pres. Kennedy, Fortaleza

Locais de vacinação para 40 a 59 anos em Fortaleza

  • Cucas

Onde: Cuca Barra (avenida Presidente Castelo Branco, 6417), Cuca Mondubim (rua Santa Marlucia, 0,s/n), Cuca Jangurussu (avenida Castelo de Castro esq Av. Contorno Leste, 0,s/n) e Cuca José Walter (rua Sessenta Nove).

 

  • Sesi Parangaba
    Onde: avenida João Pessoa, 6754 - Parangaba, Fortaleza

 

  • RioMar Fortaleza Papicu
    Onde: rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Fortaleza 

Calendário da Repescagem para 30 a 39 anos em Fortaleza

39 anos: 09/09
38 anos: 10/09
37 anos: 13/09
36 anos: 14/09
35 anos: 15/09
34 anos: 16/09
33 anos: 17/09
32 anos: 20/09
31 anos: 21/09
30 anos: 22/09

Locais

  • Cucas

Onde: Cuca Barra (avenida Presidente Castelo Branco, 6417), Cuca Mondubim
(rua Santa Marlucia, 0,s/n), Cuca Jangurussu (avenida Castelo de Castro esq Av. Contorno Leste, 0,s/n) e Cuca José Walter (rua Sessenta Nove). 

  • Sesi Parangaba

Onde: avenida João Pessoa, 6754 - Parangaba, Fortaleza

  • RioMar Fortaleza Papicu

Onde: rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Fortaleza 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Chega ao Brasil lote com mais de 1,5 milhão de vacinas da Pfizer

Saúde
16:02 | Set. 04, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um avião com um novo carregamento de vacinas ComiRNaty, da Pfizer/BioNTech, pousou por volta das 14h deste sábado (4) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. Segundo a Pfizer, composto por 1,52 milhão de doses, este foi o 63º lote de vacinas contra a covid-19 enviado ao Brasil.

O imunizante da Pfizer é aplicado em duas doses.

A chegada deste lote ao Brasil estava prevista para a sexta-feira (3), mas, segundo a Pfizer, por questões logísticas, o voo foi remanejado para hoje.

O Ministério da Saúde informou que a distribuição dessas doses ocorrerá nos próximos dias. Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, no Brasil, o ministério informa já ter distribuído aos estados e ao Distrito Federal mais de 55,2 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech.

De acordo com o ministério, mais de 253,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram destinadas a todo o Brasil. Isso inclui as vacinas da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e CoronaVac/Butantan/Sinovac, que são aplicadas em duas doses, e a Janssen, que é aplicada em dose única.

Ainda segundo o ministério, mais de 133,5 milhões de brasileiros receberam ao menos a primeira dose e 65,6 milhões estão completamente imunizados com as duas doses ou a dose única.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vacinação Fortaleza: veja lista de agendados para este domingo (05/09)

Coronavírus
10:40 | Set. 04, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza divulgou novas listas com os reagendamentos para este domingo, 5. Serão imunizados com a primeira dose (D1) do imunizante contra a Covid-19 os adultos nascidos a entre agosto de 1994 até de julho de 1996. A Prefeitura de Fortaleza espera atender 16.992 agendados.

É possível conferir o próprio agendamento, individualmente, por meio da plataforma Vacine Já ou pelo site da Prefeitura de Fortaleza específico sobre Coronavírus. Todos os nomes dos vacinados também são divulgados pela Prefeitura por meio de listas em PDF no site oficial da gestão. 

>> Confira lista da população agendada (D1) para domingo (05/09)

Até sexta-feira, 3, 895.115 fortalezenses completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, por meio da aplicação de duas doses ou com o imunizante de dose única, e garantiram uma maior proteção da doença. Com pelo menos uma das doses, o total de vacinados é de cerca de 1,8 milhões de pessoas. As informações foram divulgadas no Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

LEIA TAMBÉM | O que fazer se perdi agendamento de primeira ou segunda dose em Fortaleza?

Repescagem da vacina contra a Covid-19: tira-dúvidas

O que levar para a vacinação

No ato da vacinação será necessário, obrigatoriamente, apresentar documento de identidade original com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF e comprovante de endereço no município de Fortaleza, pois serão contemplados apenas residentes da Capital.

Como saber se estou agendado? 

1) Para os fortalezenses, é possível consultar as listas diárias de vacinação publicadas no site Coronavírus Fortaleza e também conferir o cadastro pelo site Vacine Já (vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/);

2) No site Vacine Já, digite seu CPF, sua data de nascimento e o código solicitado. A seguir, clique em "Consultar". O sistema vai mostrar seus dados cadastrados e, se o agendamento estiver disponível, vai indicar seu horário e local de vacinação;



3) Quem não reside em Fortaleza deve lembrar que cada município possui uma logística própria de agendamento na vacinação da Covid-19 a partir dos dados do Saúde Digital. Por isso, é importante buscar os canais de comunicação da secretaria municipal de saúde da sua cidade e acompanhar como está o calendário de vacinação onde você mora. Confira no portal da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) os sites de cada prefeitura do Ceará.

Como fazer o cadastro no Saúde Digital? 

No Ceará, é preciso realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital para a vacinação contra a Covid-19. O POVO explica como fazer o cadastro na plataforma.

1) Para se cadastrar, é preciso acessar o site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/) e clicar em "Ainda não tenho cadastro";


Cadastro de vacinação no Ceará contra Covid-19.
Cadastro de vacinação no Ceará contra Covid-19. (Foto: Reprodução/Site Saúde Digital)


2) Serão solicitadas informações básicas, como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional;


Para se cadastrar, é necessário preencher os campos com dados pessoais.
Para se cadastrar, é necessário preencher os campos com dados pessoais. (Foto: Reprodução/ Saúde Digital)


3) A próxima fase pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente;


Na segunda etapa, são perguntadas informações sobre a classificação da pessoa em grupos prioritários.
Na segunda etapa, são perguntadas informações sobre a classificação da pessoa em grupos prioritários. (Foto: Reprodução/ Saúde Digital)


4) A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina;


Na tela seguinte, é necessário fornecer dados sobre o endereço de residência.
Na tela seguinte, é necessário fornecer dados sobre o endereço de residência. (Foto: Reprodução/ Saúde Digital)


5) Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail;

6) A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.

LEIA MAISPasso a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará

O que fazer se o e-mail de confirmação do cadastro não chegar?

Primeiro, confira todas as caixas do seu e-mail, como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. No site da Sesa e do Governo do Ceará, está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza o número 156.

Para quinta, temos 32.248 agendados para 2ª dose e 1.543 reagendados (nascidos de 18 de dezembro de 1981 a 31 de março de 1995) para 1ª dose.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ucrânia x França ao vivo: onde assistir ao jogo das Eliminatórias da Europa

Eliminatórias da Europa
00:05 | Set. 04, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo

Sem Kylian Mbappé após ter sofrido uma lesão, a França enfrenta a Ucrânia hoje, sábado, dia 4 de setembro (04/09), pela 5ª rodada das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2022. O jogo está marcado para começar às 15 horas e 45 minutos (horário de Brasília). Você pode assistir ao vivo na TV pelo canal Space e online pelo Estádio TNT Sports.

A competição envolve as 55 associações da Uefa e dará 13 vagas para o maior torneio de seleções. As eliminatórias europeias são compostas por cinco grupos de cinco seleções e outros cinco de seis seleções, totalizando dez grupos. Os melhores colocados de cada grupo garantem vaga na Copa do Mundo de 2022, enquanto os vice-líderes disputam os outros três lugares em um mata-mata junto de dois países que foram líderes de suas chaves na Liga das Nações 2020/21.

O torneio conta com jogos de ida e volta entre todas as seleções dos grupos. A Copa do Mundo do Catar será realizada entre novembro e dezembro de 2022. 

Grupos das Eliminatórias da Europa para a Copa:

Grupo A: Portugal, Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão;

Grupo B: Espanha, Suécia, Grécia, Geórgia e Kosovo;

Grupo C: Itália, Suíça, Irlanda do Norte, Bulgária e Lituânia;

Grupo D: França, Ucrânia, Finlândia, Bósnia e Herzegovina e Cazaquistão;

Grupo E: Bélgica, País de Gales, República Tcheca, Belarus e Estônia;

Grupo F: Dinamarca, Áustria, Escócia, Israel, Ilhas Faroe e Moldávia;

Grupo G: Holanda, Turquia, Noruega, Montenegro, Letônia e Gilbratar;

Grupo H: Croácia, Eslováquia, Rússia, Eslovênia, Chipre e Malta;

Grupo I: Inglaterra, Polônia, Hungria, Albânia, Andorra e San Marino;

Grupo J: Alemanha, Romênia, Islândia, Macedônia do Norte, Armênia e Liechtenstein.

Ucrânia x França ao vivo: onde assistir à transmissão

TV - Space

Online: Estádio TNT Sports 

Provável escalação:

Ucrânia:

Pyatov; Mykolenko, Matvienko e Zabarnyi; Karavaev, Shaparenko, Sydorchuk e Sobol; Yarmolenko, Malinovskiy e Yaremchuk.

França:

Lloris; Léo Dubois, Varane, Kimpembe e Digne; Pogba, Rabiot, Coman, Griezmann e Lemar; Benzema.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceará tem 27% da população vacinada contra a Covid-19

CORONAVÍRUS
23:19 | Set. 03, 2021
Autor Mirla Nobre
Foto do autor
Mirla Nobre Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará tem um total de 2.530.677 pessoas que completaram a imunização contra a Covid-19 (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A quantidade equivale a 27,54%* da população, de um total de 9,1 milhões de pessoas que residem no Estado. Em relação à primeira dose (D1), mais de cinco milhões de pessoas receberam a vacina, contabilizando 58,63% da população do Estado. As informações são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas, dessa quinta-feira, 2.

As estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A plataforma ainda mostra que, nas últimas 24 horas, mais de 42 mil pessoas receberam a D1, 46 mil a D2 e nenhuma a dose única. O Ceará aplicou mais de sete milhões de doses da vacina contra a doença em sete meses da campanha de vacinação contra a doença, iniciada em 18 de janeiro.

LEIA MAIS | Vacinas da Pfizer e da AstraZeneca neutralizam variante Delta após 2ª dose

+ Morre 1ª pessoa com variante Delta do coronavírus no Ceará

No levantamento dos imunizantes que chegaram ao Ceará, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, mais de nove milhões de vacinas foram entregues ao Estado e foram distribuídas aos 184 municípios. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson — esta última utiliza apenas uma dose de aplicação para imunização contra o vírus.

Na tarde desta sexta-feira, 3, o Ceará recebeu novo lote de vacinas contra a Covid-19. Foram 93.600 doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para aplicação da segunda dose (D2) na campanha de vacinação contra a doença no Estado. A chegada do novo lote foi antecipada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em publicações nas redes sociais nesta manhã.

Confira os números da vacinação no Ceará

Total de doses aplicadas: 7.917.206
Total de D1 aplicadas: 5.386.529
Total de D2 aplicadas: 2.373.962
Total de doses únicas aplicadas: 156.715

Campanha de vacinação

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, todos os municípios cearenses já começaram a vacinar a população em geral. A nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital, da Sesa.

LEIA MAIS | Passo a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará

O total de 39 municípios cearenses iniciaram a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Em Fortaleza, adolescentes de 12 anos já foram agendados para receber a primeira dose do imunizante nos próximos dias. A vacinação na Capital teve início no dia 26 de agosto. Até hoje, 866.916 fortalezenses completaram o esquema vacinal contra a doença.

Veja os números de vacinados por grupo prioritário no Estado**

- Profissionais de Saúde (fase 1)

Dose 1 (D1): 259.099 (102%)
Dose 2 (D2): 239.383 (87%)
Dose Única (DU): 123

- Idosos institucionalizados (fase 1)

Dose 1 (D1): 2.198 (108%)
Dose 2 (D2): 2.169 (107%)
Dose Única: 0

- Indígenas (fase 1)

Dose 1 (D1): 19.919 (95%)
Dose 2 (D2): 19.616 (94%)

- Idosos > 75 anos (fase 1)

Dose 1 (D1): 375.131 (108,78%)
Dose 2 (D2): 360.422 (104,33%)
Dose Única: 141

- Deficientes institucionalizados (fase 1)

Dose 1 (D1): 620 (148,28%)
Dose 2 (D2): 619 (138%)
Dose Única: 0

- Idosos entre 70 e 74 anos (fase 2)

Dose 1 (D1): 240.247 (108,05%)
Dose 2 (D2): 245.995 (99,17%)
Dose Única (DU): 137

- Idosos entre 65 e 69 anos (fase 2)

Dose 1 (D1): 272.238 (98,36%)
Dose 2 (D2): 275.981 (93,76%)
Dose Única (DU): 247

- Idosos entre 60 e 64 anos (fase 2)

Dose 1 (D1): 339.487 (99%)
Dose 2 (D2): 312.116(79%)
Dose Única: 651

- Povos e comunidades quilombolas (fase 2)

Dose 1 (D1): 14.863 (101%)
Dose 2 (D2): 13.847 (86%)
Dose Única: 79

- Trabalhadores da Força de Segurança, Salvamento e Forças Armadas (fase 2)

Dose 1 (D1): 32.728 (111%)
Dose 2 (D2): 24.246 (61%)
Dose Úncia: 124

- Gestantes, Puérperas e Comorbidades (fase 3)

Dose 1 (D1): 59.396 (93%)
Dose 2 (D2): 36.393 (51%)

- PCD e Comorbidades (Fase 3)

Dose 1 (D1): 423.446 (82%)
Dose 2 (D2): 313.948 (43%)
Dose Única: 2.098

- Trabalhadores da Educação (Fase 4)

Dose 1 (D1): 175.320 (99%)
Dose 2 (D2): 137.688 (17%)
Dose Única: 437

- Trabalhadores Portuários (Fase 4)

Dose 1 (D1): 2.978 (133%)
Dose 2 (D2): 626
Dose Única: 2

- Trabalhadores Transporte Aéreo (Fase 4)

Dose 1 (D1): 1.641 (96%)
Dose 2 (D2): 1.664 (79,13%)
Dose Única: 2

*A Sesa destacou que os dados oscilam negativamente em relação aos dias anteriores por consequência de ajustes nas planilhas enviadas pelos municípios.

**As porcentagens da vacinação da população cearense são definidas com base em metas estabelecidas pela Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa) para cada público prioritário. As taxas de aplicação correspondem às doses que já foram distribuídas. Mediante o envio de lotes de vacinas pelo Ministério da Saúde (MS), as doses dos imunizantes são distribuídas aos municípios proporcionais às estimativas populacionais de cada grupo prioritário (meta).259.285

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags