Pessoal da embaixada dos EUA em Cabul foi transferido para o aeroporto

O Talibã cercou Cabul após uma ofensiva relâmpago contra as forças do governo

Os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Cabul foram levados às pressas para o aeroporto da capital afegã, para onde milhares de soldados americanos foram enviados, informou, neste domingo (15), o secretário de Estado, Antony Blinken.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Transferimos os homens e mulheres de nossa embaixada para o aeroporto. Por esse motivo, o presidente enviou numerosos militares", explicou à rede ABC.

 

Os talibãs estão muito perto da tomada total do poder no Afeganistão, após uma campanha militar de velocidade surpreendente que os levou até Cabul.

 

Apesar da retirada precipitada, o chefe da diplomacia americana rejeitou comparações entre a situação em Cabul e a queda de Saigon, no Vietnã, em 1975, reiterando que os Estados Unidos haviam "alcançado seus objetivos" na guerra do Afeganistão.

 

"Isso não é Saigon", disse o secretário de Estado à ABC. "Entramos no Afeganistão há 20 anos com uma missão e essa missão era confrontar aqueles que nos atacaram em 11 de setembro. Essa missão foi bem-sucedida".

 

O Talibã cercou Cabul após uma ofensiva relâmpago contra as forças do governo, que se mostraram incapazes de controlar o território sem o apoio militar dos EUA.

 

Se concluírem a captura de Cabul, o grupo radical islâmico retornará ao poder duas décadas depois de ser derrubado pelos Estados Unidos após os ataques de 11 de setembro de 2001.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EEUU conflito política Afganistán

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar