Chuva de meteoro Perseidas alcança seu pico na quarta, 11; saiba como ver

O fenômeno acorre anualmente devido ao movimento orbital da Terra. A chuva de meteoro Perseidas poderá ser visto na maior parte Brasil nesta quarta, 11, e quinta, 12. Saiba como ver

Anualmente, o mês de agosto proporciona um dos fenômenos astronômicos mais aguardados pelos amantes da observação celeste - a chuva de meteoro Perseidas. Esse evento ocorre devido ao movimento de rotação da Terra, que periodicamente atravessa a trilha de destroços deixados pela passagem do cometa Swift-Tuttle. Neste ano, a chuva alcançará seu pico nesta quarta, 11 de agosto (11/08), e quinta-feira, 12.

Segundo Bill Cooke, chefe do Escritório de Ambiente Meteoroide da Nasa, os observadores poderão contemplar de 50 a 70 meteoros por hora. A chuva ocorrerá em direção à Constelação de Perseu, sendo visível no hemisfério norte ou regiões do hemisfério sul próximas à linha do Equador. Para as cidades localizadas abaixo de 30 graus na latitude sul, ou seja, do Rio Grande do Sul para baixo, o espetáculo não será visível.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

A última aparição do cometa foi em 1992, e só voltará a ser visível novamente em meados de agosto de 2125. O fenômeno deste ano será transmitido pela Nasa em seus canais oficiais.

Meteoro Perseidas: como ver?

Observar o fenômeno no céu noturno é uma das atividades astronômicas mais simples, podendo ser feita a olho nu, sem quaisquer instrumentos ópticos. Para fazer a observação, o recomendado é estar em locais com pouca poluição luminosa - isso ajudará a visão a se tornar mais sensível aos meteoros mais tênues.

A chuva ocorrerá em direção à Constelação de Perseu, mas não é preciso fixar o olhar nessa direção, já que o evento ocorrerá em todas as partes do céu. Os Perseidas poderão ser vistos no céu na noite de quarta-feira, 11, com maior intensidade a partir da madrugada da quinta-feira, 12. A Lua está na fase Nova, sendo assim, sua luminosidade não atrapalhará a observação dos meteoros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuva de meteoro perseidas chuva de meteoro perseidas meteoro nasa astronomia cometa espaço

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar