Reino Unido considera informe sobre mudança climática como 'advertência severa'
País sediará a Conferência Climática em novembroO Reino Unido, país que sediará a conferência climática COP26 em novembro, observou nesta segunda-feira (9) no relatório dos especialistas da ONU (IPCC) uma "advertência severa" sobre o impacto da atividade humana no planeta e um apelo à ação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Este primeiro relatório de avaliação em sete anos, adotado na sexta-feira (6) por 195 países, afirma que os humanos são "indiscutivelmente" responsáveis pelas mudanças climáticas e não têm outra escolha a não ser reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, se quisermos limitar as mudanças climáticas.
Esta observação impactante constitui uma "severa advertência cientistas de todo mundo", afirmou o governo britânico em um comunicado, preocupado com o "ritmo alarmante" em que "a atividade humana está prejudicando o planeta".
"Espero que o relatório do IPCC (...) seja um sinal de atenção para que o mundo aja agora, antes de nos reunirmos em Glasgow em novembro para a crucial cúpula COP26", disse o primeiro-ministro Boris Johnson.
Segundo o líder conservador, "a próxima década será decisiva para o futuro do nosso planeta".
"Sabemos o que precisa ser feito para limitar o aquecimento global: relegar o carvão ao esquecimento e mudar para fontes de energia renováveis, proteger a natureza e financiar o clima", acrescentou o premiê.