Espanhola de 79 anos é presa suspeita de liderar grupo de narcotráfico internacional

A idosa era chefe de um grupo que importava cocaína da República Dominicana para Portugal

Uma espanhola de 79 anos que supostamente chefiava uma organização de tráfico de drogas foi presa em Portugal, anunciaram as autoridades de Madri nesta terça-feira (3).

De acordo com a Guarda Civil, esta mulher era chefe de um grupo que importava cocaína da República Dominicana para Portugal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A suspeita foi detida em Vila Real, no norte do país, juntamente com outros dois espanhóis, de 26 e 60 anos, no âmbito de uma operação conjunta das forças de ordem portuguesas e espanholas.

"Eles introduziam a cocaína na península através dos portos portugueses usando uma empresa legal para importar pedras de coral da República Dominicana", explicou a Guarda Civil em comunicado sobre a quadrilha.

"A mulher de 79 anos era a líder do grupo, além de ser a cabeça visível e dona da empresa criada como fachada", acrescentou.

Os investigadores detiveram os três suspeitos depois de inspecionar a sede da empresa em Portugal e descobrir droga escondida nas paredes dos contêineres que transportavam as pedras. Também encontraram cocaína escondida no endereço português onde residiam.

Esse grupo atuava como atacadista para outros traficantes que posteriormente vendiam a droga, principalmente no sul da Espanha.

A Península Ibérica é uma das principais portas de entrada da cocaína na Europa, onde os narcotraficantes recorrem a estratégias, em muitos casos, dignas de filmes de espionagem para introduzirem a sua mercadoria.

Um narco-submarino da América do Sul com um carregamento de cocaína avaliado em 100 milhões de euros foi interceptado na costa da região espanhola da Galiza (noroeste), perto de Portugal, em novembro de 2019.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Espanha crime américa Portugal polícia cocaína narcotráfico idosa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar