Misterioso 'poço do inferno' no Iêmen impressiona geólogos

Segundo a superstição local, os objetos próximos ao buraco são sugados para dentro dele.

Uma maravilha natural do leste do Iêmen cercada de mistério, de histórias de demônios e de espíritos maléficos, o buraco de Barhout, conhecido como o "poço do inferno", fascina os geólogos.

A cerca de 1.300 km ao leste da capital Sanaa, perto da fronteira com Omã, esta cratera gigante localizada no deserto da província de Al-Mahra tem 30 metros de largura e entre 100 e 250 metros de profundidade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo as lendas locais, foi criado para servir como prisão dos demônios, uma superstição reforçada pelo cheiro desagradável que emana de suas profundezas. Os responsáveis iemenitas afirmam desconhecer o que se encontra lá dentro.

"É muito profundo. Nunca alcançamos o fundo deste poço, porque tem pouco oxigênio e nenhuma ventilação", afirmou Salah Babhair, diretor-geral da autoridade local encarregado do estudo geológico e de recursos minerais.

"Fomos visitar o local e entramos no poço. Chegamos a uma profundidade de mais de 50-60 metros e notamos coisas estranhas no interior", relata Babhair.

"Também sentimos um aroma raro.. é muito misterioso", continua o especialista.

A luz do sol quase não penetra o buraco e não se pode ver muito da borda, exceto as aves que entram e saem das profundezas.

Segundo a superstição local, os objetos próximos ao buraco são sugados para dentro dele.

O poço tem "milhões e milhões" de anos. "Esses lugares precisam de mais estudos e pesquisas", destaca Babhair.

Ao longo dos séculos, várias histórias circularam sobre os "djins", espíritos geralmente malignos que viveriam no poço, ou sobre a ideia de o poço ser uma ameaça para a vida na terra.

Devido ao medo da maldição, muitos habitantes da região não se aproximam do buraco e, inclusive, evitam falar sobre ele.

str-dm/sls/aem/vg/rsc/mb/aa

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

meio-ambiente geologia crenças Yemen

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar