PUBLICIDADE
Mundo
Noticia

Eclipse solar formará "anel de fogo" em volta da Lua nesta quinta; veja como acompanhar

Evento tem início previsto para às 5h12min (horário de Brasília) e vai durar cerca de 3 minutos e 51 segundos

Mirla Nobre
20:27 | 08/06/2021
Eclipse solar anular é caracterizado por formação de um "anel de fogo" no céu (Foto: FERDINANDH CABRERA/AFP)
Eclipse solar anular é caracterizado por formação de um "anel de fogo" no céu (Foto: FERDINANDH CABRERA/AFP)

Um “eclipse solar anular”, fenômeno raro em que é formado um “anel de fogo” no céu, está previsto para esta quinta-feira, 10.  A cena ocorre pela Lua não cobrir o disco solar por completo durante o evento natural. O eclipse inicia às 5h12min (horário de Brasília) e vai durar cerca de 3 minutos e 51 segundos. Infelizmente, o fenômeno não será visto a olho nu do Brasil, apenas no norte do Canadá ao Leste da Sibéria. Mas, os brasileiros poderão acompanhar por meio de transmissões online gratuitas

Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No entanto, em um eclipse anular, o satélite fica um pouco distante da órbita terrestre, portanto, não cobre o Sol completamente, deixando as bordas do astro-rei aparecerem formando um "anel de fogo". Por cerca de quatro minutos, o Sol passará por trás da Lua e formará o “anel”. Assim, a visão das pessoas, aqui na Terra, será de um “disco em chamas” ou um “anel de fogo”.

LEIA TAMBÉM | Inpe oferece curso gratuito de introdução à astronomia e astrofísica

O eclipse anular desta quinta-feira será o último do tipo e o penúltimo em geral neste ano. O próximo eclipse total ocorrerá no dia 4 de dezembro, mas  só será visível em sua totalidade por quem estiver no extremo sul do planeta, incluindo as Ilhas Malvinas, no Oceano Atlântico, e a Antártica. As informações são do portal Olhar Digital.

Confira como acompanhar o eclipse solar anular:


Uma das transmissões é a do Virtual Telescope Project, que vai começar às 6h30min (horário de Brasília) desta quinta-feira, 10. O vídeo poderá ser visto no site do projeto ou pelo canal no YouTube, aqui ou no link abaixo:

Outra transmissão é a do site Time and Date, que começa um pouco mais cedo: às 6 horas (horário de Brasília). O ponto máximo do eclipse, quando o “anel de fogo” surge no céu, deve ocorrer às 7h41min. Confira o link abaixo: