Brasileira é a primeira mulher negra latino-americana a alcançar o topo do Everest

Conquista realizada pela montanhista Aretha Duarte foi realizada no último domingo, 23, e compartilhada por ela nas redes sociais

A montanhista brasileira Aretha Duarte foi a primeira mulher negra latino-americana a chegar no topo do Monte Everest, o pico mais alto da Terra. A conquista ocorreu no último domingo, 23, e foi compartilhada pela brasileira em uma publicação nas redes sociais. “Estou digerindo essa experiência única e rara que vivi”, disse Aretha. Com 8.848 metros de altitude, o Monte Everest fica localizado na cordilheira do Himalaia, entre Nepal e Tibete.

No Instagram, Aretha destacou o quanto “surreal” é a montanha e a força que ela precisou para chegar ao topo. “Surreal é essa montanha e quanta força sobrenatural foi necessária pra eu chegar e voltar do topo com saúde e segurança. Por enquanto vou deixar registrada aqui a minha gratidão por todo incentivo, apoio, orações e boas vibrações. Saibam, tudo isso foi essencial para que o nosso projeto de escalar o Everest fosse realizado com sucesso”, agradeceu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Corrida em montanha na China deixa 21 mortos após queda brusca de temperatura

Antes de chegar no ponto mais alto do mundo, Aretha ainda passou 11 dias no Campo Base do Everest, que fica a mais de cinco mil metros de altura. “Nenhum sonho é maior que a nossa capacidade de realizá-lo. Essa conquista é nossa, da Aretha e de cada um de vocês, que acreditou e confiou nesta mulher em sua jornada de autotransformação e regeneração socioambiental”, escreveu a montanhista no Instagram.

A moradora de Campinas, no interior de São Paulo, recolhia e vendia material reciclável para levantar dinheiro para a viagem. No último ano, Aretha também intensificou os exercícios físicos para adquirir resistência e conseguir escalar o Everest. A brasileira é graduada em Educação Física, com especialização em Fisiologia, Bioquímica, Nutrição e Treinamento Esportivo, e atua no montanhismo desde 2004.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PRIMEIRA MULHER NEGRA EVEREST MULHER NEGRA MONTE EVEREST PRIMEIRA MULHER MONTE EVEREST ARETHA DUARTE MONTE EVEREST

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar