Participamos do

Polícia reprime manifestações no Peru

07:10 | Nov. 14, 2020
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Muitos peruanos reagiram com protestos ao impeachment de Martín Vizcarra, aprovado pelo Congresso na semana passada, e entraram em choque contra a polícia nas principais cidades do país. Vizcarra foi destituído por "incapacidade moral" e substituído pelo chefe do Legislativo, Manuel Merino. Em entrevista ao jornal peruano El Comercio, o escritor e Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa afirmou ontem que os parlamentares "violaram a Constituição" do Peru.

"Foi um fato lamentável, como disseram vários juristas peruanos, entre eles o ex-primeiro-ministro Pedro Cateriano, que considerou a atuação do Congresso um verdadeiro golpe de Estado. Acho que a Constituição é muito clara. Um presidente pode ser acusado, mas só pode ser investigado ao término de seu mandato. Claramente, o Congresso violou a Constituição", afirmou Llosa, colunista do Estadão.

Vizcarra foi destituído na segunda-feira em um julgamento-relâmpago por alegações de corrupção quando ainda era governador de Moquegua, antes de assumir a presidência. Na noite da quinta-feira, os protestos nas ruas da capital, Lima, ganharam grandes proporções e milhares saíram em rejeição ao novo governo. Um grupo que tentou chegar ao Congresso foi dispersado pela polícia com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Os manifestantes queimaram objetos e confrontaram a polícia com pedras e paus.

Para Vargas Llosa, a reação popular era esperada. "A maioria da população peruana foi contra a maneira de agir do Congresso. Por isso, está se manifestando em tantas cidades do Peru. A atuação policial deve ser condenada, porque foi extremamente violenta com manifestantes que estavam agindo pacificamente contra a decisão deste Congresso", disse o escritor ao jornal El Comercio.

A insatisfação da população estava estampada nos cartazes expostos na Praça San Martín, perto do Congresso, em Lima: "Tenho vergonha de quem governa", "Merino não é presidente", "O Congresso é uma pandemia que não acaba", "Nem a covid nos prejudicou tanto quanto Merino", diziam.

Os protestos devem continuar no fim de semana e uma nova marcha nacional está sendo organizada para segunda-feira. "Há uma grande iniciativa cidadã por meio das redes sociais. Em todo o território nacional, entidades de direitos humanos e da sociedade civil estão se juntando para uma nova grande marcha na segunda", contou a congressista Marisa Glave, do partido Frente Ampla, que, em sua maioria votou contra a destituição de Vizcarra.

Glave acredita que a votação foi um "golpe à democracia, ao país que tenta sobreviver à pandemia" e resultou em "um Congresso sem legitimidade".

Muitos manifestantes estavam vestindo preto, como sinal de luto no terceiro dia consecutivo de protestos contra o novo governo, empossado na terça-feira. Na ocasião, o constitucionalista peruano Luciano López afirmou ao Estadão que a destituição havia sido "polêmica".

"A lei autoriza que o Parlamento destitua um presidente por 'permanente incapacidade moral’, mas não define o que é isso. É uma cláusula ambígua e ampla que no fim se resume ao peso dos votos. A primeira votação de destituição do Vizcarra tinha ido para a Justiça, mas o Tribunal Constitucional ainda não tinha dado um parecer quando se tramitava o segundo processo. Diante desse cenário, o Parlamento decidiu destituir o presidente. Muitos acreditam que, de certa, forma foi inconstitucional", afirmou López.

O governo de Merino tenta agora evitar que o Tribunal Constitucional declare inconstitucional a alternância de poder. Os magistrados devem emitir uma decisão sobre ação protocolada por Vizcarra após a primeira votação de impeachment - da qual ele havia saído vitorioso.

Vizcarra pede que o tribunal defina os motivos pelos quais poderia ser declarada a sua "incapacidade moral". A nova ministra da Justiça, Delia Muñoz, pede a renúncia do procurador-geral, Daniel Soria, que defende o Estado na demanda junto ao tribunal.

Defesa

Os protestos dos últimos dias adquiriram uma dimensão inédita no Peru. "As pessoas estão defendendo a democracia contra o abuso de poder", disse ontem o parlamentar centrista Gino Costa, do Partido Morado, que votou contra o impeachment de Vizcarra.

A polícia deslocou dezenas de agentes da tropa de choque para isolar o Congresso e o palácio do governo, enquanto os manifestantes marchavam pacificamente. Manifestações semelhantes foram registradas também nas cidades de Arequipa, Trujillo, Ayacucho, Cuzco, Chimbote, Abancay, Tacna, Huancayo e Tumbes, segundo a imprensa local.

Em Miraflores, dezenas de veículos com bandeiras peruanas buzinavam em sinal de rejeição ao novo governo. Também houve manifestantes em motocicletas e bicicletas, além dos milhares que marcharam a pé. "Não é por Vizcarra, é por nós", dizia o cartaz empunhado por um dos manifestantes.

O congressista do partido Morado, que votou deforma unânime contra a destituição, Alberto de Belaúnde, acredita que a polícia abusou do uso da força. "Houve uma violação dos direitos humanos na ação policial. Temos o direito de protestar e devemos ter garantida nossa integridade física. Há uma relação de nomes de feridos graves, que prova o uso inadequado das forças", afirmou ao Estadão.

Para De Belaúnde, as manifestações são a forma de denunciar o "golpe do Congresso". "O Congresso violou a Constituição ao usar de forma inadequada uma ferramenta excepcional. É uma narrativa que tem ganhado força na América Latina." (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar