Participamos do

Saiba quem é Joe Biden, atual favorito nas eleições para ser o novo presidente dos EUA

Joe Biden tem 77 anos de idade e uma longa carreira política nos EUA. Em uma tragédia familiar em 1972, ele perdeu filha e esposa. Saiba quem é Joseph Robinette "Joe" Biden Jr.
20:13 | Nov. 05, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Vice-presidente do governo Obama, senador do estado de Delaware por seis mandatos consecutivos e atual candidato à presidência dos Estados Unidos da América (EUA) pelo partido Democrata. Este é Joseph Robinette "Joe" Biden Jr., de 77 anos de idade.

Quem é Joe Biden?

Nascido em 1942, Biden é natural de Scranton, Pensilvânia, e filho de um vendedor de carros. O advogado estadunidense se orgulha de suas origens operárias, uma das classes que defende em sua campanha eleitoral: “As famílias trabalhadoras precisam de alguém a seu lado... Porque certamente não têm ninguém a seu lado com este presidente [Trump]", afirmou durante Convenção Nacional Democrata.

Por oito anos (2009 a 2017), foi o 47º vice-presidente dos EUA ao lado de Barack Obama, o primeiro presidente negro do país. A isso se deve parte do forte apoio da população negra estadunidense à candidatura atual de Joe Biden.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Com Biden na frente, Trump entra com ações judiciais em Estados

No entanto, essa não é a primeira vez que Joe tenta a presidência. Em 1988 e em 2008, o democrata fracassou ao tentar se candidatar. Mesmo assim, nas eleições de 2020, ganhando ou perdendo, ele já é o candidato mais votado na história dos EUA, ultrapassando até mesmo o resultado de Obama em 2008.

Joe Biden: história de vida

Dois aspectos da vida de Joe Biden são os mais marcantes em seu discurso político. Um é a forte gagueira que teve quando era criança, condição já superada por ele e considerada como uma “benção” para “compreender a dor de outras pessoas”.

O outro aspecto é a tragédia de 1972. Nesse ano, Neilia Hunter, primeira esposa de Biden, e a filha de um ano do casal, Naomi, morreram em um acidente de carro. Elas estavam fazendo compras de Natal junto com os outros filhos Beau, então com 4 anos, e Hunter, com 2.

Na época, Joe tinha 30 anos e havia acabado de vencer na eleição para o Senado por Delaware. Ele fez o juramento como senador ao lado das camas de Beau e Hunter, que estavam com ferimentos graves por causa do acidente.

Nessa quarta-feira, 4, o democrata voltou a Delaware com a atual esposa, Jill Jacobs, e duas netas e visitou o cemitério onde Beau, Neilia e Naomi estão enterrados. Beau morreu aos 46 anos, em 2015, de câncer cerebral. Ele chegou a ocupar o cargo de procurador-geral de Delaware e planejava disputar o governo do estado.

Enquanto isso, o filho Hunter é um problema para a imagem de Joe. Advogado e lobista, Hunter entrou na diretoria de uma empresa de gás ucraniana acusada de corrupção bem na época em que Biden era vice-presidente. Recentemente, o jornalista Glenn Greenwald pediu demissão do The Intercept estadunidense alegando censura de um artigo que expõe e-mails de Hunter pedindo ao pai para usar suas influências como vice-presidente e beneficiar a empresa ucraniana.

LEIA TAMBÉM | Trump x Biden: saiba quais estados já fecharam votação e quem está na frente nas eleições dos EUA

VÍDEOS: SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES NOS EUA



















ACOMPANHE AQUI O RESULTADO DAS ELEIÇÕES DOS EUA

 

Com informações da AFP e da Agência Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar