PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Polônia: bomba da Segunda Guerra Mundial explode durante processo de desativação; assista

A bomba tinha seis metros e 5.400 quilos, dos quais 2.400 eram de material explosivo

16:50 | 14/10/2020
A bomba foi encontrada no fundo de um canal na cidade de Estetino (Szczecin, em polonês) utilizado pelos nazistas para navegação. (Foto: Reprodução/Marinha da Polônia)
A bomba foi encontrada no fundo de um canal na cidade de Estetino (Szczecin, em polonês) utilizado pelos nazistas para navegação. (Foto: Reprodução/Marinha da Polônia)

Uma bomba britânica de 5.400 quilos explodiu na terça-feira, 13, na Polônia, durante o processo de desativação do dispositivo. As imagens da explosão foram captadas pela filmagem que acompanha o trabalho dos especialistas para desativar o explosivo lançado pela Força Aérea Real contra os alemães durante a Segunda Guerra Mundial. As informações são do portal UOL.

A bomba, apelidada de Tallboy, foi encontrada em setembro de 2019 no fundo de um canal na cidade de Estetino (Szczecin, em polonês) utilizado pelos nazistas para navegação. À época, a cidade pertencia à Alemanha, mas foi incorporada à Polônia em 1945. O artefato tinha seis metros de comprimento e dos seus 5.400 quilos, 2.400 eram de material explosivo. Para sua desativação, cerca de 750 pessoas foram evacuadas das proximidades.

As forças navais polonesas pretendiam “deflagrar” o explosivo - um processo em que a carga queima, mas sem detonar a bomba. Para isto, utilizaram um equipamento remoto e ficaram a uma distância segura. Contudo, o processo de deflagração acabou por converter-se em detonação. Ainda assim, não houve feridos.

Setenta e cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, ainda é comum encontrar pelo território polonês bombas, minas e granadas remanescentes do conflito. Porém, segundo a Marinha do país, esta operação foi a maior já realizada no país para desativação de um artefato do tipo. Assista ao momento da explosão: