PUBLICIDADE
Mundo
Noticia

Pelo menos 14 mortos em avião que se partiu ao meio na Índia

A Air India Express disse que mais de 190 passageiros e tripulantes estavam a bordo do avião, proveniente de Dubai

15:49 | 07/08/2020
Bombeiros que fizeram o socorro imediato ao avião após o acidente (Foto: AFP)
Bombeiros que fizeram o socorro imediato ao avião após o acidente (Foto: AFP)

Pelo menos 14 pessoas morreram e 15 ficaram gravemente feridas nesta sexta-feira(07), quando um avião derrapou na pista após pousar sob forte chuva no aeroporto de Kozhikode, no estado de Kerala, no sul da Índia.

A Air India Express disse que mais de 190 passageiros e tripulantes estavam a bordo do avião, proveniente de Dubai.

Clique na imagem para abrir a galeria

"Posso confirmar pelo menos 14 mortes no total. Outros 15 passageiros sofreram ferimentos graves. Ainda é uma situação em desenvolvimento", disse o policial local Abdul Karim à AFP.

"Temos pelo menos 89 pessoas, muitas delas com ferimentos graves, internadas em diferentes hospitais de Kozhikode. As ambulâncias ainda estão chegando", disse Sujith Das, outro oficial da polícia.

"Fomos informados de que todos os que sobreviveram ao acidente também têm algum tipo de lesão".

Entre os mortos está um dos pilotos, disse um deputado estadual de Kerala.

O órgão regulador da aviação, o DGCA disse que o avião derrapou no final da pista e "caiu no vale antes de se partir em dois".

Um porta-voz da Air India Express disse que a aeronave parecia ter saído da pista.

Um canal de televisão relatou que houve um problema com o trem de pouso da aeronave.

A Air India Express disse em nota que "não houve incêndio no momento do pouso".

A companhia afirmou que havia 174 passageiros, sendo 10 crianças, dois pilotos e cinco tripulantes de cabine a bordo da aeronave.

"De acordo com os relatórios iniciais, as operações de resgate estão em andamento e os passageiros estão sendo levados ao hospital para atendimento médico ", disse o documento.

Um oficial dos serviços de emergência, falando sob condição de anonimato, disse à AFP: "As operações de resgate estão em andamento, mas dificultadas pelas chuvas."

O primeiro-ministro Narendra Modi expressou suas condolências no Twitter. "Meus pensamentos estão com aqueles que perderam seus entes queridos. Que os feridos se recuperem o mais rápido possível. As autoridades estão no local, prestando toda a assistência aos afetados", disse Modi.

O último grande acidente de avião na Índia foi em 2010, quando um Boeing 737-800 da Air India Express que viajava de Dubai a Mangalore ultrapassou a pista e explodiu em chamas. O acidente matou 158 pessoas e deixou oito sobreviventes.

Kerala foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias. Pelo menos 15 pessoas morreram nesta sexta-feira depois que um deslizamento de terra causado por fortes chuvas destruiu diversas casas em outra região do estado.

Cerca de 50 pessoas ficaram sob os escombros. Entre os mortos estão duas crianças.