Participamos do

Trump diz que pessoas que vandalizarem estátuas serão presas por até 10 anos

Presidente fez a declaração em rede social na manhã desta terça, 23
13:53 | Jun. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 23, em rede social, que vandalizar monumentos ou estátuas federais no país é um crime com pena de até 10 anos na cadeia.

Ele afirmou que autorizou as forças de segurança a usar uma lei para preservar a memória dos veteranos de guerra do país ou outras leis que forem pertinentes. O líder norte-americano disse ainda que a determinação é retroativa.

Trump publicou duas mensagens na rede social: "Eu autorizei o governo federal a prender qualquer um que vandalizar ou destruir qualquer monumento, estátua ou propriedade federal semelhante nos EUA com até 10 anos de prisão, pelo Ato de Preservação da Memória do Veterano ou alguma outra lei que seja pertinente. Essa ação será implementada imediatamente, mas também será usada retroativamente para destruição ou vandalismo que já foi causado. Não haverá exceções."

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

LEIA TAMBÉM | Estátuas de escravocratas viram alvo em protestos 

Na noite de segunda-feira, 22, um grupo de manifestantes tentou derrubar a estátua de um presidente dos Estados Unidos perto da Casa Branca enquanto a polícia de Washington tentava dispersar o protesto com spray de pimenta. Desde a morte de George Floyd, homem negro que foi sufocado por um policial branco em Minnesota em 25 de maio, uma onda de protestos antirracistas e contra a brutalidade policial se espalhou por todo país.

Na segunda-feira à noite, centenas de manifestantes foram dispersados por pelo menos 100 policiais depois de colocarem cordas em torno da estátua de Andrew Jackson, o sétimo presidente dos Estados Unidos. O monumento fica na Praça Lafayette, a poucos metros da Casa Branca.A estátua não foi derrubada, mas a palavra "assassino" foi escrita no monumento.

Jackson (1829-1837) escravizou mais de 500 pessoas durante sua vida e participou da realocação forçada de quase 100.000 indígenas americanos."A polícia nos atacou. Eles tomaram a justiça em suas próprias mãos", disse à AFP Raymond Spaine, um afro-americano de 52 anos que limpou os olhos com uma solução de água e sal.

Trump já havia criticado os manifestantes no Twitter: "Várias pessoas detidas em DC pelo vergonhoso vandalismo na Praça Lafayette, da grandiosa estátua de Andrew Jackson, assim como do lado de fora da igreja St John's, do outro lado da rua". De acordo com a imprensa local, várias pessoas foram detidas perto da Praça Lafayette quando a polícia desalojou um acampamento. Este incidente não teve relação com a tentativa de derrubar a estátua de Jackson.

Com informações da AFP.

LEIA MAIS | Manifestações contra fascismo e racismo ganham força e engajamento nas redes sociais 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar