Cientistas descobrem partícula que pode mudar os modelos físicos convencionais

Experimento realizado na Antártica com equipamento da Nasa identificou uma partícula mais penetrante que os neutrinos, partículas basilares do universo

O Universo e o que há além do que os humanos podem ver são alguns dos grandes mistérios para a humanidade. Como vários outros cientistas, físicos dedicam suas vidas a pesquisas que indiquem respostas - ou, pelo menos, novas perguntas. É o caso dos estudiosos da Universidade do Havaí que descobriram, em experimento na Antártica, uma nova partícula que pode mudar os modelos convencionais da Física.

Em 2017, o projeto Anita (sigla em inglês para o maquinário Antena Transitória Impulsiva da Antártica) detectou pela terceira vez uma partícula estranha, que parecia fluir no sentido contrário das outras já conhecidas. “O que nós vimos foi algo parecido com um raio cósmico visto no reflexo da camada de gelo, mas ele não era refletido. Era como se ele saísse de dentro do próprio gelo, algo muito estranho”, comenta Peter Gorham, professor da Universidade do Havaí e líder da pesquisa.

O objetivo inicial da pesquisa era encontrar o neutrino, uma partícula basilar da criação do Universo, surgida da energia do Big Bang. De acordo com os pesquisadores, os neutrinos podem “nos contar sobre tudo, desde o nascimento do universo até as reações nucleares que alimentam nossas cidades”. Gorham explica que eles conseguem penetrar quase todas as matérias, mas pelo visto a partícula misteriosa identificada por eles parece ter mais poder de penetração ainda.