Participamos do

Eleições EUA: Bernie Sanders anuncia apoio a ex-adversário Joe Biden

O senador socialista de Vermont era o principal rival do ex-vice presidente dos Estados Unidos pela vaga de candidato pelo partido Democrata
19:46 | Abr. 13, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

O ex-candidato à Casa Branca Bernie Sanders manifestou apoio, nesta segunda-feira, 13, ao antigo adversário Joe Biden, na corrida pela presidência, dizendo que é hora de unir esforços para derrotar Donald Trump em novembro.

Os dois políticos veteranos, que passaram o último ano lutando pela indicação democrata, apareceram juntos em tela dividida na transmissão ao vivo de Biden. "Hoje peço a todos os americanos — peço a todos os democratas, peço a todos os independentes, peço a muitos republicanos — que se juntem nesta campanha para apoiar sua candidatura, que eu apoio", disse Sanders.

O rápido apoio marcou uma mudança notável em relação a 2016, quando Sanders perdeu a corrida à indicação presidencial para Hillary Clinton, mas atrasou o endosso de sua candidatura, em um movimento visto como profundamente prejudicial, pois expôs uma divisão dentro do partido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O senador esquerdista de Vermont de 78 anos saiu da corrida em 2020 na semana passada, depois de perder quase todas as últimas competições primárias, deixando Biden como candidato presumido pelo partido Democrata.

A pandemia de coronavírus forçou a suspensão de todas as campanhas políticas, já que a maior parte do país permanece sob ordens de ficar em casa — incluindo Biden e Sanders, que apareceram online em suas casas.

Sanders na segunda-feira sinalizou que era crucial se unir à campanha de Biden para derrotar Trump, a quem Sanders chamou de "o presidente mais perigoso da história moderna deste país"."É imperativo que todos nós trabalhemos juntos".

Biden disse estar "profundamente agradecido" pelo apoio — um dos muitos que vieram de ex-rivais da campanha, incluindo a senadora Kamala Harris, a senadora Amy Klobuchar e o ex-congressista Beto O'Rourke. "Você colocou os interesses desta nação e a necessidade de derrotar Donald Trump acima de tudo", disse ele a Sanders.

Biden, que aos 77 anos encara pela terceira vez a corrida presidencial, também apelou aos apoiadores de Sanders. "Vejo você, ouço você, entendo a urgência do que temos que fazer neste país e espero que você se junte a nós", disse Biden.

Biden anunciou que ele e Sanders estão estabelecendo vários grupos de trabalho sobre políticas para tratar de questões como mudança climática, assistência médica e acessibilidade nas faculdades.

Sanders tem sido mais liberal em tais questões do que Biden, especialmente com sua proposta de um sistema universal de saúde administrado pelo governo.

A campanha de reeleição de Trump disse em comunicado que Biden "teve que adotar a maior parte da agenda de Bernie" — políticas que Trump chamou de socialista.

"Os apoiadores do presidente Trump atravessarão uma parede de tijolos para votar nele. Ninguém está atravessando uma parede de tijolos para Joe Biden", disse o gerente de campanha do Trump 2020 Brad Parscale em comunicado.

O índice de aprovação de Trump subiu nas últimas semanas da pandemia, mesmo com o número de mortos nos EUA ultrapassando os 20 mil, uma alta global.

Em uma série de pesquisas realizadas este mês, Biden aparece à frente de Trump em confrontos nas eleições gerais em uma média de 5,9%, segundo o site RealClearPolitics.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar