Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Possibilidade de contaminação por coronavírus faz feira mundial de tecnologia ser cancelada

Mais de 40 empresas, incluindo gigantes do setor, desistiram de comparecer ao Mobile World Congress, tradicional evento do ramo, antes do cancelamento oficial

O surto de coronavírus, que já matou mais de mil pessoas e infectou cerca de 42 mil, fez com que mais de 40 empresas anunciassem, nas últimas semanas, que não comparecerão ao Mobile World Congress (MWC), tradicional evento do ramo de dispositivos móveis. Entre as desistências estão gigantes da área, como Amazon, Facebook, Intel, LG, NVidia, Nokia (tanto a própria Nokia, que atualmente produz equipamentos para operadoras de internet, quanto a HMD, empresa que fabrica celulares com a marca Nokia) e Sony.

Em reunião extraordinária nesta quarta-feira, 12, a mesa diretora da GSM Association decidiu pelo cancelamento total do evento. Em nota divulgada no site oficial, o presidente da associação, John Hoffman, informou que "a preocupação global com o surto de coronavírus, receios em relação às viagens, entre outras circunstâncias, tornaram impossível à GSMA realizar o evento".

As preocupações se baseiam no fato de que muitas das empresas expositoras são chinesas ou têm filiais na China, e que milhares de pessoas viriam do país para o evento. O público estimado era de 100 mil pessoas, incluindo jornalistas e entusiastas de tecnologia do mundo inteiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A prefeitura de Barcelona, o governo espanhol e Organização Mundial de Saúde se opuseram ao cancelamento, pontuando que a cidade teria condições de manter a realização da feira sem riscos de contaminação. A MWC está no calendário como um dos principais eventos de Barcelona, movimentando a economia através do turismo. A GSMA, porém, informou que a prefeitura "respeita e compreende" a decisão, e que a associação trabalhará com a cidade anfitriã na realização do evento em 2021.

O evento

A feira é organizada pela GSM Association (GSMA), associação internacional de fabricantes e operadoras de celular, que também é a responsável por determinar as especificações de novas tecnologias de comunicação móvel. O evento é palco para acontecimentos importantes, como o lançamento de smartphones de diversos fabricantes, anúncios de novos desenvolvimentos tecnológicos na área mobile, e fechamento de parcerias entre grandes empresas do ramo.

O final de fevereiro é considerado, todos os anos, como uma grande época para o ramo de tecnologia. A última semana do mês costuma hospedar o Mobile World Congress (MWC), evento sobre dispositivos móveis que acontece desde 1987. A partir de 2006 a feira passou a ser realizada de maneira fixa em Barcelona, na Catalunha, região autônoma da Espanha.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar