Participamos do

Doença de Lyme: saiba o que é a condição que afeta Justin Bieber

A doença é transmitida por carrapatos e pode ter causado a morte de Charles Darwin em 1882
14:19 | Jan. 10, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Justin Bieber revelou na quarta-feira, 8, que sofre da doença de Lyme, condição que pode causar complicações cardíacas e neurológicas. O cantor pop canadense já estava lutando contra um grave caso de mononucleose, e agora lida com a doença que atingiu celebridades como Bella Hadid, Avril Lavigne e o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. As informações são do portal de notícias da Veja.

A doença de Lyme é uma condição causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, transmitida por carrapatos comuns no hemisfério norte, como Estados Unidos e Europa. A doença é capaz de afetar o sistema nervoso e desenvolver problemas como meningite e paralisia de Bell - que gera fraqueza em um ou em ambos os lados da face. Para que haja infecção, o carrapato deve permanecer na pele do hospedeiro por pelo menos 36 horas. Nesses casos, é importante retirar o inseto com uma pinça e procurar ajuda médica.

Os sintomas costumam aparecer de três a 30 dias após a picada, acompanhados de vermelhidão, coceira, erupção cutânea, cansaço, febre, náuseas, inchaço e dor de cabeça e nas articulações. O diagnóstico é feito a partir de testes clínicos, histórico do paciente e exames laboratoriais. Já o tratamento é a base de antibióticos, e caso a doença tenha evoluído para complicações neurológicas ou cardíacas, pode haver necessidade de tratamento intravenoso. A recuperação completa é rara, e os pacientes devem ser acompanhados continuamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em seu perfil pessoal do Instagram, Justin Bieber fez um desabafo comentando as críticas que recebeu sobre sua aparência e as sugestões de que ele estaria usando drogas. "Elas [as pessoas] não perceberam que recentemente fui diagnosticado com a doença de Lyme; não apenas isso, mas também tive um caso sério de mononucleose crônica que afetou minha função da pele, cérebro, energia e saúde geral", escreveu o cantor. Apesar de estar enfrentando uma situação difícil, o astro pop ressaltou que está superando seus problemas de saúde e voltará "melhor do que nunca".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar