Participamos do

Confira 5 invenções de Leonardo da Vinci aperfeiçoadas depois da morte do mestre italiano

Projetos continuam relevantes mesmo depois de cinco séculos da morte do inventor e artista italiano
16:23 | Mai. 02, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, as invenções do mestre continuam sendo estudadas por cientistas e curiosos. O italiano morreu em 2 de maio de 1519 na França e deixou inúmeros cadernos com anotações de projetos que nunca foram publicados ou se tornaram realidade.

Além do gosto pela arte, que o fez virar um dos maiores pintores da história, Leonardo tinha interesse pela natureza, pela anatomia e pela engenharia.

O POVO Online reuniu cinco invenções do artista que viraram realidade após anos no papel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

1. Viola organista

Também fascinado pela música e pela propagação do som no ambiente, Da Vinci escreveu pelo menos 10 folhas sobre a viola organista. O projeto misturava características de instrumentos de teclas e de cordas para criar um novo. Slawomir Zubrzycki, pianista polonês, se propôs a construir a viola organista. O músico demorou três anos para conseguir reproduzir as ideias de Leonardo. Algumas das informações foram escritas em códigos ou espelhadas, dificultando o plágio de suas ideias. O resultado do trabalho do polonês foi finalizado em 2013.

2. Canais de Navigli

Os canais de Naviglli, projetados ainda no século XV por Leonardo da Vinci são atualmente ponto de encontro na noite milanesa
Os canais de Naviglli, projetados ainda no século XV por Leonardo da Vinci são atualmente ponto de encontro na noite milanesa (Foto: divulgação)

Os canais artificiais de navegação que viraram atração turística em Milão, na Itália, foram projetados inicialmente por Leonardo. Para permitir uma melhor circulação de pessoas, produtos e aperfeiçoar o sistema de saneamento da Cidade, Da Vinci pensou em barragens tecnológicas para a época com o objetivo de criar uma espécie de “cidade ideal”. Atualmente, os canais reúnem visitantes nas noites de Milão.

+ Leia mais: Refazendo os passos de um gênio

3. Tanques de guerra

Espécie de tanque de guerra blindado projetado por Leonardo Da Vinci
Espécie de tanque de guerra blindado projetado por Leonardo Da Vinci (Foto: Reprodução/Observador)

Da Vinci inventou uma estrutura que seria construída em cima de uma base móvel capaz de fazer giros de 360º, com exterior blindado. Dentro dela poderiam ficar até oito pessoas escondidas operando armas de guerra. O desenho foi considerado um dos primeiros esboços do que viria a ser o tanque de guerra.

4. Paraquedas

 Paraquedas projetado por Da Vinci há mais de 500 anos
Paraquedas projetado por Da Vinci há mais de 500 anos (Foto: Reprodução/História Digital)

O italiano é considerado um dos precursores na invenção do paraquedas. De acordo com seus desenhos, o objeto seria feito de pano e com formato piramidal. Ele teria armação rígida, diferente dos paraquedas atuais, que podem ser dobrados e guardados. O objetivo da criação era diminuir a velocidade da queda de locais altos. Em 2000, o paraquedista britânico Adrian Nicholas testou a invenção, que funcionou normalmente.

5. Ponte Golden Horn

Ponte na Noruega inspirada em desenhos de Da Vinci
Ponte na Noruega inspirada em desenhos de Da Vinci (Foto: Divulgação)

Projetada por Da Vinci para ser de pedra, a ponte foi construída 500 anos depois com madeira e aço. É localizada na Noruega e foi adaptada para construção pelo arquiteto Vebjørn Sand. Originalmente a ponte teria sido pensada para Constantinopla, atual Istambul, na Turquia. Ela não foi construída na época pela complexidade do projeto de Leonardo não ser compatível com os recursos disponíveis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags