PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Trump diz que não irá reativar política de separação de famílias de imigrantes

22:24 | 09/04/2019
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 9, que não irá reiniciar esforços para separar famílias imigrantes que atravessaram a fronteira ilegalmente, após ter pensado em reativar essa política para lidar com o crescente número de famílias que buscam asilo no país. "Não estamos querendo fazer isso", afirmou Trump a repórteres, quando questionado na Casa Branca se estaria pensando em ativar novamente a política.
Os comentários vieram um dia depois de um tribunal federal ter bloqueado os esforços do governo para fazer com que famílias imigrantes esperem no México enquanto seus pedidos de asilo são julgados. Com essa medida judicial, o governo de Trump tenta pensar em novas soluções na questão imigratória, uma vez que luta para responder aos pedidos de milhares de famílias de países da América Central que chegam à fronteira todos os meses em busca de asilo.
Trump disse que a situação representa uma crise e declarou emergência nacional na fronteira como parte de um esforço para redirecionar fundos para a construção de barreiras físicas. No domingo, o presidente anunciou a demissão da secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, cujo último dia de trabalho será nesta quarta-feira. Trump considera mais mudanças no departamento, mas recuou contra a noção de que ele busca mudanças mais amplas na liderança do DHS. "Eu nunca disse que estou limpando a casa. Estamos lutando contra as leis ruins", afirmou o presidente americano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Agência Estado