Japão vai mudar de calendário e, a partir de maio, o País entra na Era Reiwa
Reiwa significa "agradável" ou "ordem e harmonia". É um novo tempo que está chegando para os japoneses
A partir de maio, o Japão deixa a Era Heisei e dá início à Era Reiwa - uma nova forma de contar o tempo. Com a mudança, livros, calendários, documentos oficiais e marcadores de tempo vão ser readaptados para a nova contagem. Reiwa significa "agradável" ou "ordem e harmonia". O nome desse "novo tempo" foi anunciado após meses de suspense pelo governo japonês.
Quando o calendário mudar, 2019, no Japão, vai ser o ano Reiwa 1. O próximo ano, 2020, será Reiwa 2, e assim por diante. Akihito, de 85 anos e com a saúde fragilizada, deve abdicar o poder e seu filho, o príncipe herdeiro Naruhito, vai herdar o Trono de Crisântemo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em entrevista coletiva após a divulgação do novo nome, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, destacou que a escolha "significa o nascimento de uma civilização na qual reina uma harmonia entre os seres".
A mudança que está para ocorrer já chegou repleta de singularidades. A legislação de sucessão imperial japonesa não prevê abdicação do imperador. Para cumprir o desejo do monarca, o Parlamento japonês debateu por meses e aprovou uma lei que permite, exclusivamente, a Akihito abdicar o trono. O príncipe herdeiro, quase sexagenário, não tem filhos homens - e o País não aceita mulheres na linha de sucessão. Depois de Naruhito, o herdeiro é o filho do irmão dele - uma criança de apenas 13 anos.
História
O Japão é a monarquia mais antiga do mundo, e cada imperador tem um nome específico associado ao período do seu reinado. O imperador Hirohito, que comandou o País durante a Segunda Guerra Mundial, governou entre 1926 e 1989 - a chamada Era Showa, que significa "período iluminado de paz". A literatura do período, a arquitetura, toda a produção da época recebe o acompanhamento: literatura Showa, por exemplo.
Quando seu filho e herdeiro, o atual imperador Ahikito, assumiu a coroa, em 1989, a terra das cerejeiras entrou na Era Heisei, traduzida como "alcançando a paz".
O chamado calendário gengo é milenar e a história do país nipônico está toda dividida segundo esses kanjis. Após a morte de um imperador, o monarca passa a ser referido pelo nome de seu período. Akihito deve ser o Imperador Heisei, assim como seu pai é o Imperador Showa.
O chefe de governo, Shinzo Abe, expressou: "Espero que todos e cada um dos japoneses possam florescer suas próprias magníficas flores. Esse é o tipo de Japão que eu tinha em mente quando decidi o nome Reiwa".
O príncipe Naruhito, em breve, se torna imperador - o único no mundo. E, com ele, surgirá um novo amanhecer na terra do sol nascente – de ordem e harmonia.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente