Participamos do

Irã incorpora novo submarino, capaz de lançar mísseis de cruzeiro

14:00 | Fev. 17, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

O Irã colocou em serviço neste domingo (17) um novo submarino capaz de lançar mísseis de cruzeiro, cuja missão será "defender nossos interesses, porque nunca buscamos atacar nenhum país", disse o presidente Hasan Rohani na cerimônia de incorporação efetiva do aparato à Marinha.

Batizado Fateh ("Conquistador" em persa), o navio tem 600 toneladas e capacidade de lançar mísseis de cruzeiro (cujo alcance não foi precisado), mas também torpedos e pode implantar minas, informou a agência de imprensa iraniana Fars.

O submarino pode operar a mais de 200 metros de profundidade e dispõe de autonomia de 35 dias, acrescentou a agência oficial iraniana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sobre sua capacidade militar, Rohani afirmou na base naval de Bandar Abas (sul) que "hoje a República Islâmica alcança a completa autossuficiência em terra, mar e ar".

"Nosso poderio militar está destinado a defender nossos interesses. Nós nunca buscamos atacar nenhum país", destacou, acrescentando que o "desejo de industrialização em matéria de defesa" é resultado dos obstáculos que o Irã enfrenta para comprar os suprimentos militares de que necessita.

amh/mdz/gk/mb/age/ll

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags