Participamos do

Chile decreta alerta vermelho em Torres del Paine por cheia de rios

13:49 | Fev. 17, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

O Chile decretou alerta vermelho, neste domingo (17), no turístico parque Torres del Paine, na Patagônia, devido às fortes chuvas que causaram as cheias de ao menos três rios que poderiam transbordar, informou o Escritório Nacional de Emergência (Onemi, em espanhol).

O parque Torres del Paine (1.970 quilômetros ao sul de Santiago), mundialmente famoso e visitado anualmente por milhares de turistas, principalmente europeus e asiáticos, suportou fortes chuvas, fazendo com que os rios atingissem o "limiar" das margens e podem transbordar, ameaçando visitantes que estão nesta área, indicou o Onemi.

"Declarado alerta vermelho para a comuna de Torres del Paine por ameaça de transbordamento, a contar de hoje e enquanto for necessário", segundo um relatório divulgado pelo Onemi.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O parque ainda estava aberto aos turistas e apenas algumas áreas haviam sido fechadas aos visitantes, principalmente perto do rio Serrano, onde registraram inundações devido às fortes chuvas.

"Os turistas, tanto nacionais como estrangeiros, precisam se cuidar, não se arriscar em certas situações", disse Juan Carlos Andrade, diretor do Onemi da região de Magallanes, em declarações ao meio de comunicação local Emol.

Graças ao alerta vermelho, serão mobilizados todos os recursos necessários e disponíveis para atuar e controlar a situação, dada a extensão e severidade da emergência, assinalou o Onemi.

msa/gma/cb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags