Participamos do

Chanceler espanhol descarta reconhecimento de Guaidó por todos os países da UE

14:41 | Fev. 16, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

O chanceler espanhol, Josep Borrell, descartou neste sábado que vá haver um reconhecimento unânime do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, durante a reunião de chanceleres da União Europeia (UE) na próxima segunda-feira.

Apesar dos chamados do vice-presidente americano, Mike Pence, para que a UE em bloco reconheça Guaidó, não há um consenso, lembrou Borrell, que participou da Conferência de Segurança em Munique.

"Não acredito ser possível que os países que não quiseram reconhecer irão fazê-lo", comentou Borrell. "A UE em bloco não quer dizer nada (...) A UE não tem o poder de reconhecer, nem de deixar de reconhecer ninguém. Suponho que o vice-presidente Pence se referisse a isso: aos Estados-membros", comentou o chanceler espanhol, cujo país liderou o grupo de nações europeias que reconheceram o líder da Assembleia Nacional venezuelana como "presidente encarregado".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Os Estados-membros podem adotar uma posição comum ou não. Até agora, isto não foi possível", assinalou Borrell.

A Itália, com um governo de coalizão, é o principal obstáculo a uma posição comum de reconhecimento. Até agora, 24 governos da UE reconheceram Guaidó.

bur-jz/age/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags