PUBLICIDADE
Notícias

Macron cria dia de 'homenagem às vítimas do terrorismo' em 11 de março

16:47 | 15/02/2019

O presidente francês, Emmanuel Macron, decidiu instaurar um dia nacional em homenagem às vítimas do terrorismo, 11 de março, como resposta à data do dia europeu que lembra o atentado extremista mais violento na Europa, em Madri, em 11 de março de 2004.

"Esta decisão responde às demandas expressadas por muitas vítimas e pelas associações que as acompanham e representam", detalhou a Presidência.

"A primeira cerimônia será organizada em 11 de março de 2020 em acordo estreito com as associações de vítimas e ajuda às vítimas", detalhou o Eliseu.

A "homenagem da Nação às vítimas de atentados na França e às vítimas francesas de atentados cometidos no exterior acontecerá, de maneira simbólica, no mesmo dia em que o dia europeu das vítimas do terrorismo".

Esta data lembrará o atentado que deixou 191 mortos em 11 de março de 2004.

Emmanuel Macron havia prometido a instauração deste dia nacional quando participou, em 19 de setembro, de uma cerimônia de homenagem às vítimas de atentados organizada pela Associação francesa das Vítimas do Terrorismo (a AfVT) e pela Federação nacional das Vítimas de Atentados e Acidentes Coletivos (FENVAC).

jri/ib/sd/eg/pb/cb

AFP