Participamos do

Retrospectiva 2018: as personalidades e os artistas dos quais nos despedimos neste ano

Empresários pioneiros, inventores, grandes artistas, atores e atrizes e cientistas deixaram um legado para fãs de todo o mundo
08:45 | Dez. 25, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Grandes nomes da música, empresários pioneiros, invetores, atores, atrizes e cientistas morreram neste ano.
 
Em 2018, nos despedimos de pessoas como Stephen Hawking, o precursor para muitas teorias sobre o mundo como conhecemos hoje. Perdemos a eterna Odete Roitman, a atriz brasileira Beatriz Segall, e o cantor polêmico e icônico Mr. Catra. 

O POVO Online listou algumas das mortes mais marcantes no Brasil e no mundo. Confira:
 
BRASIL
 
O ex-jurado do Ídolos, Carlos Eduardo Miranda, morreu no dia 22 de março. Miranda, como era conhecido, integrava o programa quando era transmitido pelo SBT. 

Aos 56 anos, Miranda teve um mal súbito ao sentir dor de cabeça e não resistiu. Ele foi o produtor musical responsável por lançar bandas como Skank, O Rappa e Cordel do Fogo Encantado. Já na década de 1990, lançou a banda Raimundos.

O cantor de funk Mr.Catra, de 49 anos, morreu no dia 9 de setembro. Catra estava internado no Hospital HCor em São Paulo. Ele ficou conhecido por ser uma figura emblemática do funk, por assumir a paternidade de 32 filhos e por manter relacionamento com três esposas.
 
Em 2017, o funkeiro foi diagnosticado com câncer no estômago. Em entrevista, à época, ele revelou que tinha parado de beber e reduzido o número de cigarros que fumava diariamente para dar início às sessões de quimioterapia.

Morre o jornalista Gil Gomes
[FOTO3]
Morreu, no dia 16 de outubro, em São Paulo, o jornalista e radialista Gil Gomes, 78 anos. O ex-repórter policial passou mal e foi encaminhado desacordado ao Hospital São Paulo, na zona sul da capital paulista, mas não resistiu. 

Gil era portador de Parkinson e desde 2005 lutava para combater a doença degenerativa que o fez perder o equilíbrio, além de ter dificuldades de se mover e sofrer com tremores.

Ele se tornou um dos grandes nomes do rádio e da televisão brasileira pelo trabalho no jornalismo investigativo. O ex-repórter iniciou a carreira na extinta Rádio Marconi, na década de 1960. Entre os anos de 1991 e 1997, Gil conquistou o grande público na televisão ao integrar o time de repórteres do extinto Aqui Agora, programa do SBT.

O sambista Wilson Moreira faleceu aos 81 anos na noite do dia 6 de setembro, no Rio de Janeiro, vítima de câncer nos rins. A informação foi divulgada em nota no Facebook oficial do músico.

“Amigos, amigas e fãs de Wilson Moreira: é com muita tristeza que comunicamos que nosso mestre fez sua passagem e agora descansa em paz em outro plano. O bamba, que tomou muita pancada dessa vida, mas nunca bambeou, nos deixa aos 81 anos, vítima de um câncer”, diz nota. 

[FOTO5]

A atriz Beatriz Segall morreu no dia 5 de setembro aos 92 anos, em São Paulo. Ela estava internada desde o fim de agosto.

Uma das maiores estrelas da TV brasileira, Segall entrou para a história pelo grande papel na novela Vale Tudo, em 1988, quando viveu a empresária Odete Roitman, a mais marcante vilã da dramaturgia brasileira. O mistério naquela trama fez o Brasil inteiro se perguntar: "Quem matou Odete Roitman?"

[FOTO6]
A cantora Angela Maria morreu aos 89 anos na noite do dia 29 de setembro, no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. O marido, Daniel D'Angelo, divulgou um vídeo no Facebook falando sobre o falecimento da Rainha do Rádio.

Angela havia sido internada por conta de uma infecção grave havia mais de um mês. 

[FOTO7]
Morreu, no dia 15 de outubro, aos 79 anos de idade, a atriz e dubladora Maximira Figueiredo. Considerada uma das pioneiras da televisão brasileira, ela ficou conhecida por interpretar a vilã Rosália, na novela Pérola Negra, do SBT.

Nascida em 2 de feveiro de 1939, ela deu início à carreira artística na televisão através da participação em novelas e teleteatros da TV Paulista, como Neli (1956), O Guarani (1959) e Cadeia de Cristal (1965). Como dubladora, ela ficou conhecida por dar voz a robô Rosie, em Os Jetsons, e a professora Wingo, em Doug.

[FOTO13]
Faleceu, no dia 26 de outubro, João W. Nery, o primeiro homem transexual operado do País. Desde 2017 em luta contra o câncer, João revelou em setembro que o câncer havia chegado ao cérebro. A notícia da morte foi confirmada pela esposa dele, Sheila Saleswi, à revista Claudia.

Hospitalizado no dia 6 de outubro com insufiência respiratória, João chegou a mostrar evolução em seu quadro clínico. Ele gravou um vídeo para ser transmitido no 23º Prêmio Claudia, em que concorreu e ganhou por votação na categoria "Eles Por Elas". Por conta da doença, ele foi representando no evento pela cartunista Laerte.
 
MUNDO 
 
[FOTO8]

Centenas de pessoas foram à Universidade de Cambridge, no Reino Unido, para participar do funeral do físico britânico Stephen Hawking, morto no dia 14 de março aos 76 anos. Hawking morreu em sua casa em Cambridge, após passar a vida inteira lutando contra esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que o imobilizou e o fez se comunicar por meio de um sintetizador de voz. 

Nascido em Oxford em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu Galileu, Hawking foi um dos físicos mais famosos do mundo, principalmente em decorrência de trabalhos sobre as leis que regem o universos, publicadas no livro "Uma Breve História do Tempo".

 
[FOTO12]
Um dos maiores nomes da música americana de todos os tempos, a cantora vencedora de 18 Grammys marcou era com uma voz poderosa e emotiva e sucessos como Respect, que demandava respeito às mulheres. Aretha morreu aos 76 anos.
 
A artista lutava contra um câncer no pâncreas e passou os últimos momentos em sua casa em Detroit, cercada por amigos e familiares.  
 
[FOTO14] 
Morreu a cantora irlandesa Dolores O’Riordan, vocalista da banda The Cranberries, em 15 de janeiro, aos 46 anos. Conforme a agência Ansa, o anúncio do falecimento foi feito pelo agente da artista. A AFP informou que Dolores morreu em Londres.

Dolores nasceu na cidade de Ballybricken, na Irlanda, em 1971. Mais nova de sete filhos, a artita entrou para o Cranberries em 1990 e emplacou os sucessos Linger, Salvation e Dreams. Com seis álbuns lançados entre 1993 e 2012, o grupo vendeu mais de 40 milhões de cópias. 

Stephen Hillenburg, criador do personagem Bob Esponja, morreu no dia 26 de novembro, aos 57 anos. Segundo a revista americana Variety, ele revelou que havia sido diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), em março do ano passado.

“Ele incubiu Bob Esponja Calça Quadrada com um senso de humor e inocência únicos que trouxeram alegria para gerações de crianças e famílias em todos os lugares”, disse a emissora Nickelodeon, produtora do desenho, em um comunicado. 

[FOTO10]
O artista de apenas 28 anos foi encontrado morto na capital de Omã, Mascate, em 20 de abril. Causas da morte não foram divulgadas. Um dos maiores nomes da música eletrônica, Avicii ficou famoso por hits como "Hey brother" e "Wake me up!".

Avicii, que nasceu em 1989 em Estocolmo, na Suécia, começou a produzir aos 16 anos e a fazer turnês aos 18 anos. O DJ sueco era um dos maiores nomes da música eletrônica. Ele ganhou vários prêmios por seu trabalho e foi indicado a dois Grammys. Em 2016, Avicii anunciou que deixaria de fazer turnês devido a problemas de saúde. 

[FOTO11]
Aos 89 anos, o pai do eterno rei do Pop Michal Jackson morreu na madrugada do dia 27 de junho. As informações foram dadas pelo site de fofocas americano TMZ. 

Conforme a publicação, ele sofria de câncer no pâncreas e se encontrava em estado terminal. O patriarca da família Jackson foi o criador dos Jackson 5 e era acusado de ter sido um pai abusivo. Michael questionava constantemente os métodos de seu pai, denunciando abusos físicos e psicológicos.
 
[FOTO15]
O criador dos super-heróis da Marvel Comics morreu no dia 12 de novembro, aos 95 anos. Uma das figuras mais importantes da cultura pop, o nova-iorquino ajudou a criar muitos dos personagens hoje conhecidos mundialmente.

Lee é o criador dos principais super-heróis da Marvel Comics, a começar pelo Quarteto Fantástico, em 1961, com o lendário Jack Kirby. A dupla também criou os X-Men, Homem de Ferro, Hulk, Pantera Negra e Demolidor. Também em 1961, ele criou o Homem-Aranha, com Steve Ditko – que morreu em julho deste ano, aos 90 anos. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente