Participamos do

Idosos bloqueiam ruas na Venezuela para exigir o pagamento da aposentadoria

O presidente Nicolás Maduro havia anunciado que pagaria este sábado uma parcela da aposentadoria, cujo valor aumentou em 4,2%
18:28 | Set. 01, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

Depois de passar horas em filas para tentar receber sua aposentadoria em dinheiro, idosos de diferentes cidades da Venezuela protestaram neste sábado bloqueando ruas por não conseguirem sacar o dinheiro nos bancos.

  

O presidente Nicolás Maduro havia anunciado que pagaria este sábado uma parcela da aposentadoria, cujo valor aumentou em 4,2%. Essas declarações confundiram muitos idosos, que pensaram que os bancos abririam.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

  

Embora os aposentados tenham recebido em suas contas, muitos foram aos bancos para sacar dinheiro em espécie, que, escasso na Venezuela, é cobiçado pelos comerciantes. Produtos básicos são vendidos até pela metade do preço se pagos em dinheiro.

  

"O presidente disse que iriam pagar hoje e eu vim de Los Teques (arredores de Caracas) e acontece que não é verdade. Sai de casa sem tomar café da manhã", lamentou Cecilia Montañés, de 74 anos, à AFP.

  

Alguns motoristas ficaram aborrecidos com os bloqueios e tentaram passar pela força. Um homem saiu de seu veículo para discutir com os idosos que, alterados, o agrediram.

Pequenos protestos foram registrados em diferentes áreas de Caracas e em estados como Zulia, Lara (oeste) e Bolívar (sul).

  

Maduro explicou no Twitter que este sábado pagaria 25% da aposentadoria: 450 bolívares soberanos (7 dólares de acordo com o câmbio oficial). Diante da confusão, o vice-presidente da área econômica, Tarek El Aissami, disse na televisão estatal VTV que o governo nunca havia dito que a aposentadoria poderia ser sacada nos bancos neste sábado.

  

O aumento da aposentadoria e do salário mínimo (o último em 3.400%) é parte de um programa de reformas econômicas impulsionadas pela Maduro, em meio a uma hiperinflação que poderia fechar em 1.000.000% este ano, de acordo com o FMI.

 

AFP 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente