Participamos do

Um milhão de catalães tomam as ruas de Barcelona pedindo independência da região

Movimento também protesta pela liberdade de líderes políticos presos e exilados do país
12:50 | Set. 12, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Dia Nacional da Catalunha, ou a Diada, comemorado e realizado todo dia 11 de setembro, reuniu em torno de 1 milhão de catalães em Barcelona, nesta terça-feira. Conhecidos por lutar pela separação da região catalã da Espanha, os manifestantes também protestaram pela liberdade de lideranças políticas presas ou exiladas do país.

Sob o lema “Façamos a República Catalã”, os separatistas entoavam gritos de liberdade para a região e para dirigentes envolvidos no processo de organização do referendo do dia 1º de outubro de 2017 – considerado ilegal pelo então presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy. Desde março deste ano, cinco lideranças do movimento estão presas sem direito a fiança, enquanto uma outra está exilada
  
Organizadora do ato desta terça-feira, a Assembleia Nacional Catalã (ANC) informou que mais de 1.500 carros transportaram manifestantes de diversas cidades para Barcelona, capital da região da Catalunha, localizada na extremidade leste da Península Ibérica. Segundo a Guàrdia Urbana (polícia), cerca de 1 milhão de pessoas espalharam-se pelas ruas da cidade.
  
Esta é a primeira celebração da Diada após a chegada ao poder pelo presidente Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol, que já afirmou estar disposto a “dialogar e resolver” a crise política envolvendo a região. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente