Participamos do

Luis Enrique, ex-treinador do Barcelona, é novo técnico da Espanha

Além dele, o ex-jogador José Francisco Molina foi apresentado como novo diretor esportivo da entidade.
10:54 | Jul. 09, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta segunda-feira que Luis Enrique Martínez, ex-treinador do Barcelona, é o novo técnico da seleção do país e assinou um contrato de dois anos.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Foi aprovada por unanimidade a contratação de Luis Enrique como técnico para os próximos dois anos", afirmou o presidente da RFEF, Luis Rubiales, após uma reunião da diretoria da entidade. Campeão de duas Ligas Espanholas e uma Liga dos Campeões com técnico do Barcelona, Luis Enrique assume o comando da seleção espanhola em um momento de baixa, após a demissão de Julen Lopetegui a apenas dois dias do início da Copa do Mundo da Rússia-2018.

 

Treinada interinamente pelo até então diretor esportivo da RFEF Fernando Hierro, a Espanha foi eliminada no Mundial pela Rússia nas oitavas de final. Com 62 partidas pela seleção como jogador, Luis Enrique, 48 anos, começou a carreira de técnico no Barcelona B antes de assumir o comando da Roma na temporada 2011-2012. Depois de brilhar no modesto Celta de Vigo em 2013-2014, retornou ao Barcelona para assumir a equipe principal do clube.

 

Em seu primeiro ano como técnico do Barça, a eqyipe conquistou a tríplice coroa: Liga Espanhola, Copa do Rei e Liga dos Campeões em 2015. Depois de conquistar outro campeonato espanhol e mais duas Copas do Rei, deixou o comando do Barcelona ao fim da temporada 2016-2017.

 

O presidente da RFEF informou que Luis Enrique terá uma cláusula de penalização caso não cumpra o contrato, depois do escândalo provocado pela contratação de Lopetegui pelo Real Madrid às vésperas do Mundial - duas semanas depois de renovar o contrato com a Federação até 2020 -, o que provocou sua demissão.

 

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente