Participamos do

Nova restauração amadora de obra de arte histórica causa revolta

Caso é semelhante ao ocorrido em 2012 com o quadro Ecce Homo
15:47 | Jun. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Uma escultura espanhola do século XVI acabou seriamente danificada por uma restauração amadora. A escultura da Igreja de San Miguel de Estella, na Espanha, retrata São Jorge com armadura e lutando contra um dragão, e foi repintada por um pároco que pretendia apenas "arrumar um espaço que estava sujo". As informações são do site BBC Brasil.

O resultado é que, provavelmente, se perdeu quase toda a pigmentação original da obra de 500 anos de idade, disse o presidente da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores da Espanha, Fernando Carrera, em entrevista à BBC News Brasil.

"Ainda não sabemos plenamente a gravidade do dano, mas a impressão é de que se eliminou a policromia antiga e de que o dano é irreversível", explica Carrera, acrescentando que a associação pretende entrar na Justiça contra os "restauradores".

A polêmica trouxe novamente à tona o caso que ocorreu em 2012 com o Ecce Homo, afresco do século 19 que retrata Jesus e foi repintado por uma idosa espanhola que não tinha nenhum conhecimento em restauração. Na época, a história se tornou piada na internet.
 
[FOTO2]
"O que não queremos, porém, é que a história vire motivo de festa, piada e gozação, como foi com o Ecce Homo", acrescenta Carrera. "Queremos que a sociedade perceba que se trata de um dano ao patrimônio cultural, que ele pertence a todos nós, que há leis a respeito disso e queremos que elas sejam aplicadas."
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente