Participamos do

Comercial argentino sobre a Copa do Mundo critica Putin e homofobia, mas é retirado do ar

"TyC Sports" preparou comercial com homens demostrando afeto; porém propaganda teve efeito contrário e é acusada de reforçar preconceitos
20:59 | Mai. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[VIDEO1]
Faltando pouco mais de 30 dias para a abertura da Copa do Mundo na Rússia, a emissora esportiva argentina TyC Sports resolveu fazer uma propaganda que toca em uma das feridas abertas na Rússia: a homofobia.

Na peça publicitária, os argentinos dão alfinetadas no presidente russo Vladimir Putin, com provocações dirigidas diretamente ao líder russo: "Senhor presidente da Rússia, soubemos que seu país não admite manifestações de amor entre homens. Pois estamos com problemas", inicia o vídeo. Durante a reprodução, é mostrado homens em cenas de afeto e "demonstrações de amor".

Apesar da ideia prevista, o vídeo teve efeito contrário ao esperado e foi acusado de reforçar preconceitos. O comercial acabou sendo retirado do ar.

No entanto, a enorme repercussão fez com que o assunto não saísse dos holofotes, ainda rendendo críticas de homofobia e misoginia contra o canal e o vídeo que ainda está circulando por redes sociais.

A Fundação Huésped considerou que o comercial faz uma banalização da "gravíssima situação da população LGBT na Rússia". O canal também foi criticado por um suposto jogo de palavras ao pronunciar o nome de "Putin" como diminutivo de "puto" e por ter usado uma imagem do jogador Leo Ponzio, do River Plate-ARG, em que o atleta aparece com o calção sangrando após ter problemas de hemorróidas durante um jogo, quando o narrador do comercial diz que "não há nada mais emocionante que ver um homem romper-se por outros homens".

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente