Participamos do

Começa a eleição presidencial na Venezuela

09:08 | Mai. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Os locais de votação para as eleições presidenciais venezuelanas abriram as portas neste domingo, 20, anunciou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em um pleito no qual o presidente Nicolás Maduro busca um segundo mandato, até 2025, apesar da grave crise econômica. Os centros de votação permanecerão abertos das 6 horas (7 horas de Brasília) até as 18 horas (19 horas de Brasília), mas o CNE — ligado ao governo — tem o hábito de ampliar o horário quando eleitores continuam na fila ao final do horário oficial.

[SAIBAMAIS]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente chegou pouco antes das 6 horas ao colégio Miguel Antonio Caro, em Caracas, ao lado da esposa, Cilia Flores, e de vários colaboradores. Quase 20,5 milhões dos 30,6 milhões de venezuelanos estão registrados para votar, em apenas um turno, na eleição em que Maduro tem como principal rival o opositor e dissidente del chavismo Henri Falcón.

 

Ex-militar e ex-governador do estado de Lara (noroeste), Falcón ignorou a ordem da coalizão de partidos Mesa da Unidade Democrática (MUD), que defende a abstenção por considerar que a votação é uma "farsa" e que a vitória de Maduro já está assegurada. Antecipada pela Assembleia Constituinte, a eleição acontece em meio a uma grave crise econômica, que provoca escassez de alimentos, remédios e produtos básicos. De acordo com o FMI, a inflação no país deve chegar a 13.800% em 2018.  

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente