Participamos do

Entenda por que um rei africano mudou o nome do seu país

O rei de Suazilândia, Mswati III, renomeou o país para "Reino de eSwatini"
22:30 | Abr. 19, 2018
Autor Lia Bruno
Foto do autor
Lia Bruno Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O Rei Mswati III, da Suazilândia, anunciou nessa quarta-feira, 18, que mudaria o nome do país para o “Reino de eSwatini”. O monarca comunicou a modificação oficial em um estádio durante as comemorações do 50º aniversário da independência do território. As celebrações também marcaram o aniversário de 50 anos do rei. 

O novo nome, eSwatini, significa "terra dos Swazis". Mesmo com a mudança inesperada, o imperador já vinha se referindo à Suazilândia como eSwatini há anos. Ele também já havia utilizando o nome quando se dirigiu à Assembleia Geral da ONU, em 2017, e à abertura do parlamento do país, em 2014.

Mswati III ainda explicou que o nome antigo sempre causou confusão. “Sempre que vamos para o exterior, as pessoas se referem a nós como a Suíça”, disse. 

Alguns habitantes do país demonstraram repulsa pela mudança. Segundo eles, o rei deveria se concentrar mais na economia lenta da nação. A liderança da Suazilândia tem sido criticada por ativistas de direitos humanos por banir partidos políticos e discriminar mulheres.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente