Participamos do

Presidente sul-coreano diz que é cedo para ser otimista sobre a Coreia do Norte

08:19 | Mar. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente sul-coreano Moon Jae-in afirmou nesta quarta-feira que é "muito cedo para ser otimista" a respeito da oferta da Coreia do Norte sobre negociações com os Estados Unidos sobre sua desnuclearização.

 

"Estamos apenas na linha de largada", declarou Moon a líderes políticos depois que seu emissário em Pyongyang anunciou que o líder norte-coreano Kim Jong Un teria manifestado disposição para abordar a questão - tabu durante muito tempo - do arsenal nuclear do Norte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Moon negou as acusações de que teria oferecido contrapartidas secretas à Coreia do Norte para convencer o país a comparecer à mesa de negociações. "Não houve acordo secreto de nenhum tipo com o Norte", disse Moon, segundo o porta-voz do pequeno partido de oposição Bareunmirae. "Não existirá presente para o Norte", completou.

 

O presidente sul-coreano insistiu na necessidade de manter uma cooperação estreita com os Estados Unidos. "Acredito que as conversações sobre a desnuclearização apenas serão factíveis quando Coreia do Sul e Estados Unidos registrarem posições comuns sobre o tema. "As negociações intercoreanas não serão suficientes para alcançar a paz", destacou. 

 

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente