Participamos do

Canadá apresenta a sua primeira cédula com imagem de uma mulher negra

Viola Desmund morreu em 1965, aos 50 anos. Ela foi símbolo do luta contra a segregação racial no seu país
18:36 | Mar. 09, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Símbolo da luta da segregação racial no Canadá na década de 1940, a ativista canadense Viola Desmond será a primeira mulher negra a estampar uma cédula de banco. Ela ilustrará as novas cédulas de 10 dólares canadenses, que entrarão em circulação no final deste ano. As informações são do G1. 
 
[FOTO1]
Nessa quinta-feira, 8, a nota foi apresentada em Halifax pelo ministro das finanças do Canadá, Bill Morneau, e o governador do Banco do Canadá, Stephen Poloz, que estavam acompanhados pela irmã de Viola Desmond, Wanda Robson, de 91 anos.  O museu dos Direitos Humanos construído recentemente na cidade de Winnipeg ilustra o verso da nota. 
 
A ativista fez história no Canadá em 1946, quando se recusou a deixar uma área de um cinema da cidade de Nova Glasgow, no litoral do país, que era reservada para pessoas brancas. Viola foi presa e multada pela sua atitude de desafiar as leis que discriminavam os negros no País. 

A canadense foi condenada por evasão de impostos e decidiu se mudar para os Estados Unidos, onde morreu em 1965, aos 50 anos de idade. Apenas em 2010 o governo canadense decidiu conceder-lhe um perdão póstumo e em 2016, o Banco do Canadá anunciou que Viola seria a primeira mulher a não pertencer à família real cujo retrato apareceria em uma cédula do país. 

[VIDEO1] 
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente