Participamos do

Governo chinês vai monitorar e avaliar o comportamento da população

O sistema vai premiar os cidadãos de bom comportamento e restringir o acesso de pessoas com más notas a serviços ofertados pelo governo
18:50 | Dez. 20, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
O governo chinês anunciou o "sistema de crédito social" para a população do país. Assim como em filmes e livros de ficção científica, a medida é uma política de estado que tem como objetivo avaliar o comportamento dos seus mais de 1,3 bilhão de habitantes. Os cidadãos que apresentarem bons comportamentos serão premiados e ranqueados de acordo com suas ações.

Atualmente, oito companhias chinesas participam do projeto piloto, que com o aval do estado se encarregam de avaliar, classificar e dar nota a população. A expectativa é que até o ano de 2020 o sistema já esteja implantado integralmente. As pessoas que tiverem notas abaixo da média terão o acesso restrito a alguns serviços oferecidos pelo governo.

A ideia do projeto é que a confiança seja valorizada e recompensada. Uma base de dados sobre a população também deve ser criada. O documento deve contar com informações importantes sobre cada cidadão do país, como saber se uma pessoa paga suas contas em dia e se seus títulos acadêmicos são verdadeiros.
 
Segundo uma publicação da BBC Brasil, as pessoas que pontuarem bem poderão ganhar descontos em hotéis ou no aluguel de carros, além de acesso a apólices de seguro.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente