Bebê nasce com coração fora do corpo, supera cirurgias e se recupera bem
O caso é extremamente raro, com apenas alguns poucos casos registrados a cada 1 milhão de nascimentos
[FOTO1]
No Reino Unido, uma bebê mostrou superação já nas primeiras horas de vida. Vanellope Hope Wilkins nasceu com o coração fora do peito há três semanas e precisou passar por três cirurgias para resolver o problema.
A menina não tem o esterno, osso que compõe a caixa torácica, onde ficam o coração e o pulmão. A primeira cirurgia da bebê aconteceu 50 minutos após o nascimento. De acordo com a BBC, sua condição, conhecida como ectopia cordis, é extremamente rara, com apenas alguns poucos casos registrados a cada 1 milhão de nascimentos, a maioria deles natimortos.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineEm entrevista a BBC, Naomi Findlay, de 31 anos, e Dean Wilkins, de 43 anos, pais da bebê, afirmaram que a menina foi uma "verdadeira guerreira". "Fomos aconselhados a interromper a gestação, já que as chances de ela sobreviver eram quase zero. Ninguém acreditava que ela conseguiria, a não ser nós dois", afirma o pai.
Naomi diz que "não era capaz" de fazer o aborto. "Vi seu coração batendo com apenas nove semanas de gestação, não importa onde. De certa forma, sua força me ajudou a seguir em frente", conta.
Agora, Vanellope se recupera dos procedimentos no Reino Unido. O hospital Glenfield, em Leicester, onde a bebê está internada, disse desconhecer casos desse tipo no Reino Unido em que um recém-nascido tenha sobrevivido.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente