Participamos do

Cidade da Turquia proíbe exibições de filmes com temática LGBT

O órgão argumentou que tais exposições podem causar ódio entre diferentes grupos da sociedade
13:21 | Nov. 19, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A capital turca, Ancara, proibiu a exibição pública de filmes e exposições que abordem questões gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (LGBT), afirmou o gabinete do governador neste domingo, 19, citando riscos para a segurança pública. A informação é do site Terra.

Em comunicado, o gabinete do governador disse que desde esse sábado, 18, referente a sensibilidade pública da comunidade, eventos como teatro, cinema, painéis, entrevistas e exposições LGBT estão proibidas até segunda ordem. A medida tem por objetivo proporcionar paz e segurança.

O órgão ainda argumentou que tais exposições poderiam nutrir o ódio entre diferentes grupos da sociedade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Autoridades em Ancara já haviam proibido um festival de cinema gay alemão na última quarta-feira, 15, um dia antes da abertura, sob o mesmo argumento da segurança pública. Além disso, também foram banidas paradas de orgulho gay em Istambul, a homossexualidade não é um crime na Turquia, mas há hostilidade generalizada.

As liberdades civis na Turquia tornaram-se uma preocupação particular para o Ocidente após a tentativa de golpe militar em julho de 2016. Desde então, mais de 50 mil pessoas foram presas e esperam por julgamento por suspeita de vínculos com o golpe. Cerca de 150 mil pessoas foram demitidas ou suspensas de seus empregos.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente