Participamos do

Imagem de ônibus confunde pessoas, gera comentários revoltados e viraliza no Facebook

A imagem foi publicada em um grupo chamado "a pátria primeiro", que tem 13 mil membros e se posiciona contra a imigração, Os comentários feitos pelos membros a respeito da foto revoltaram várias pessoas
23:28 | Ago. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Uma postagem viralizou desde a publicação na sexta-feira passada, 28, a partir das reações de um grupo norueguês no Facebook, chamado "Fedelandet Viktigst" ("a pátria primeiro" em tradução livre) - que tem 13 mil membros e se posiciona contra a imigração. Os comentários feitos pelos membros a respeito da foto acima deixaram várias pessoas revoltadas.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A postagem dizia "o que vocês acham disto?", a imagem seguia abaixo. A intenção era ver como os membros reagiriam a uma suposta foto de seis silhuetas escuras em um ônibus.

 

De acordo com o El País e o The Washington Post, algumas das respostas e opiniões expressas no post eram: "Trágico"; "Assustador. Não é possível saber se são homens ou mulheres (...) ou se portam armas ou bombas"; "achava que isso seria assim no ano 2050, mas está ocorrendo AGORA".

 

A questão é que na foto não há nada, só os bancos vazios do ônibus. Depois disso o usuário Sindre Beyer publicou no Facebook várias imagens de prints da postagem e dos comentários no grupo "a pátria primeiro", acompanhada do texto: "o que acontece quando se publica uma foto de um ônibus vazio em um grupo asqueroso do Facebook e quase todos acreditam ver um monte de burcas?". O post viralizou e até o momento da publicação dessa notícia ele está com mais de duas mil curtidas e quase dois mil compartilhamentos.

[VIDEO1] 

O usuário que colocou a imagem originalmente no grupo, Johan Slåttavik, disse que "estava pensando na diferença entre a crítica legítima à imigração na Europa e o racismo cego e a xenofobia. Queria mostrar essas diferenças, algo que acho que consegui ao fazer essa piada e observar as reações”, disse ao órgão da mídia norueguesa Nettavisen. Contudo, o El País rastreou a conta de Slåttavik no Twitter e disseram que também encontraram registros de mensagens contra imigrantes.

 

Na postagem original, alguns dos membros perceberam do que a imagem realmente se tratava e diziam:" Só são bancos vazios de ônibus, mas dá medo” e “Vê-se que não há ninguém sentado”. Só que em seguida outros comentários contra as "pessoas de burca" continuaram a surgir, como: “Não deveria ser legal”, “teria esperado o próximo ônibus”, “sacos de lixo sentadas”. Apesar de o post que foi divulgado e viralizou no Facebook conter 23 capturas de telas com alguns comentários, o The Washington Post diz que teriam chegado a mais de cem comentários. Como o grupo é fechado, não é possível verificar o post original (ou checar se ele foi apagado) sem ser convidado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente