Participamos do

Estados Unidos aceleram construção de muro com o México

Departamento de Segurança Interna tem autonomia para desconsiderar leis ambientais e outras regulamentações relacionadas, para a construção do trecho de 24 quilômetros da divisa
14:29 | Ago. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A construção da barreira que ficará entre o México e os Estados Unidos está com o processo de construção acelerado, segundo comunicado emitido nesta terça-feira, 1º.

A construção será feita a partir da fronteira com o México, próxima da cidade americana de San Diego, a partir do oceano Pacífico e indo para o leste. A Lei de Reforma da Imigração Ilegal e de Responsabilidade pelos Imigrantes de 1996 dá autoridade ao Departamento de Segurança Interna para desconsiderar leis ambientais e outras regulamentações relacionadas, para a construção do trecho de 24 quilômetros da divisa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O comunicado reconhece os impactos culturais e ambientais que serão gerados, mas indica a preocupação com o movimento na divisa norte-americana. "O setor ainda é uma área de muitas entradas ilegais, para as quais existe uma necessidade imediata de melhorar a infraestrutura atual e construir barreiras e estradas de fronteira adicionais", disse o departamento.

A barreira contará com luzes, câmeras e sensores extras na divisa. O comunicado do Departamento de Segurança Interna indica que os agentes de patrulhas de fronteira dos EUA prenderam mais de 31 mil "estrangeiros ilegais" e apreenderam mais de 597 quilos de cocaína e 4.082 quilos de maconha na região de San Diego em 2016.

Na última quinta-feira, 27, a Câmara americana aprovou um orçamento que destina 1,6 bilhões de dólares (ou 4,99 bilhões de reais em conversão direta) para a construção do muro na fronteira com o méxico. A decisão dos deputados determinou que parte dos fundos destinados ao setor da segurança americana fosse aplicado nas obras da barreira. Isto apesar de Trump ter prometido durante a campanha que o governo mexicano pagaria pelo muro.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente