Participamos do

Chile implanta semáforo no chão para viciados em smartphones

As autoridades esperam diminuir o alto número de acidentes na região e aumentar a segurança dos pedestres
15:30 | Jul. 14, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A cidade de Concepción, com a finalidade de prevenir acidentes decorrentes do uso de smartphones, começou a experimentar um semáforo de chão. A ideia é voltada para aqueles que não tiram os olhos da tela do celular possam saber quando atravessar uma rua. As luzes vermelhas e verdes foram colocadas nas calçadas do cruzamento das ruas Picaví com Calle Nueva, que estão interligadas aos semáforos tradicionais.

As autoridades esperam diminuir o alto número de acidentes na região e aumentar a segurança dos pedestres que passam por ali, apesar de reconhecerem que a tecnologia sozinha não é suficiente."Esta nova alternativa tem por objetivo entregar um novo insumo para proteger a vida de nossos estudantes. Esperamos validá-las e dizer que esta é uma alternativa útil", afirma o intendente da cidade, Rodrigo Díaz, em comunidado. "E, se for assim, gerar em novos cruzamentos uma massificação desta iniciativa", completa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

É esperado que os novos semáforos gerem mudança no comportamento dos pedestres. Se o projeto, já em prática em países europeus como a Holanda, der resultados, as autoridades de Concepción planejam instalar este semáforo em outras partes da cidade. "Mas queremos pedir às pessoas que colaborem, porque por mais semáforos que sejam instalados, se não houver um respeito ao sinal de trânsito e à sinalização, isso não vai servir de nada", destacou o prefeito da cidade, Álvoro Ortiz.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente