Participamos do

João Gomes Jr é prata nos 50 metros peito

13:45 | Jul. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O brasileiro João Gomes Jr somou mais uma medalha para o Brasil no Mundial de Natação de Budapeste, conquistando nesta quarta-feira a prata nos 50 metros peito, enquanto a italiana Federica Pellegrini conseguiu destronar a 'rainha' Katie Ledecky nos 200 m livre.

João Gomes Jr, 31 anos, subiu pela primeira vez ao pódio de um Mundial ao completar a distância em 26.62 segundos, estabelecendo um novo recorde das Américas e garantindo a sexta medalha para o Brasil na competição. O tempo, porém, não foi suficiente para desbancar o favorito da prova, o britânico Adam Peaty, que levou mais um ouro.

"Posso dizer que foi a prova perfeita porque ganhei uma medalha. Eu foquei no Peaty durante os 50 metros e estou feliz com o resultado", declarou o capixaba após sair da piscina.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Peaty, 22 anos, revalidou o título conquistado há dois anos em Kazan e ficou a quatro centésimos (25.99) de quebrar seu próprio recorde mundial (25.95), estabelecido na terça-feira, pelas semifinais. Na ocasião, se tornou o primeiro nadador da história a completar a distância abaixo da barreira dos 26 segundos.
O sul-africano Cameron van der Burgh completou o pódio, terminando na terceira colocação (26.60).

O Brasil chegou perto de colocar dois nadadores no pódio, já que Felipe Lima terminou na quarta posição, a 18 centésimos de Van der Burgh (26.78).

A natação brasileira também pôde comemorar duas classificações às finais.
Marcelo Chierighini se classificou para a decisão dos 100 m livre com o 8º melhor tempo geral (48.31), enquanto Etiene Medeiros voou baixo nos 50 m costas e disputará uma medalha com o melhor tempo das semifinais (27.18).
Mas o destaque do dia nas piscinas da Arena Danúbio foi a acirrada disputa pelo título nos 200 m livres feminino.

Num duelo direto entre três das maiores estrelas da natação, Ledecky, Pellegrini e a húngara Katinka Hosszu, a italiana levou a melhor graças a um ritmo muito forte nos últimos 50 metros.

A australiana Emma McKeon dominou a prova nas primeiros 150 metros, seguida de perto por Ledecky, mas a italiana acelerou na reta final, assumiu a ponta e fechou a prova com tempo de 1:54.73.
Ledecky e McKeon bateram exatamente ao mesmo tempo (1:55.18) e ambas receberam medalhas de prata, enquanto Hosszu decepcionou o público local, terminando apenas na 7ª colocação.

Bicampeã mundial nesta distância, Pellegrini se tornou aos 28 anos a primeira nadadora da história a somar sete medalhas numa mesma prova em Mundiais (ouro em 2009, 2011 e 2017; prata em 2005, 2013 e 2015; bronze em 2007).
A vitória acabou sendo uma despedida com chave de ouro para Pellegrini, que anunciou após a prova que esta foi sua última aparição nos 200 m livre.

"É uma medalha fantástica. Pensava que poderia subir ao pódio, mas não ganhar o ouro. Eu achava que Ledecky venceria", admitiu a italiana, quarta colocada nesta prova nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

"Antes dos últimos 50 metros, eu achava que estava na mesma posição que no Rio. Não sei de onde tirei energias. É o último 200 m de minha carreira", anunciou.

Um dia após se tornar a nadadora com mais títulos mundiais da história (12), Ledecky deu adeus ao sonho de somar seis ouros em Budapeste, onde já havia vencido três provas.

É a primeira vez que Ledecky, de apenas 20 anos, perde em 13 finais (individuais) disputadas em grandes campeonatos (Jogos Olímpicos e Mundiais). Mas, ao invés de lamentar o resultado, preferiu focar na motivação para melhorar.

"Sabia que seria difícil, mas não posso lamentar uma prata. Não sei o que aconteceu, tenho que voltar e ver a prova para ver onde posso melhorar", analisou a jovem campeã.

O sul-africano Chad le Clos venceu os 200 m borboleta e recuperou o domínio da prova em que foi ouro olímpico em Londres-2012 e mundial em Barcelona-2013. Em Kazan-2015, precisou se contentar com a prata ao perder para o húngaro Lazlo Cseh, segundo colocado nesta quarta-feira diante de seu público.

Outra surpresa aconteceu na final dos 800 m livre. O chinês Sun Yang, que buscava um terceiro ouro em Budapeste após os títulos nos 200 e 400 m livre, terminou como quinto colocado de uma prova vencida pelo italiano Gabriele Detti.
Na última final do dia, a equipe americana venceu o revezamento misto 4x100 m Medley com direito a recorde mundial (3:38.56).


AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente