Participamos do

Incêndio permanece fora de controle em parque natural da Espanha

08:32 | Jun. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os bombeiros aguardavam reforços nesta segunda-feira (26) para tentar controlar um incêndio, iniciado no sábado (24), em um parque natural do sul da Espanha.
 
"O incêndio permanece ativo. As chamas não estão controladas, se estendem e se propagam", disse um porta-voz dos bombeiros. 
 
Até o momento, não foram registrados feridos, segundo as autoridades. 
 
"Serão incorporados até 11 meios aéreos. A primeira ação será realizada por meios aéreos. Em terra, receberemos mais efetivos", informou o porta-voz. 
 
O fogo começou no sábado e obrigou a saída de mais de 2.000 pessoas da região, entre moradores e turistas. O incêndio afeta o parque natural de Doñana, na Andaluzia, mas ainda não atingiu o Parque Nacional, Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco desde 1994. 
 
"As chamas não chegaram ao Parque Nacional", afirmou o conselheiro regional para o Meio Ambiente, José Fiscal López. 
 
"O esforço foi especial durante a noite na frente que mais ameaçava o parque", completou. 
 
O incêndio teve origem humana, destacou Fiscal López, acrescentando que ainda não se sabe se foi por negligência, ou criminoso. 
 
"Temos a certeza de que a mão do homem está por trás", disse. 
 
Os bombeiros não divulgaram uma estimativa dos hectares afetados. 
 
"Ainda é cedo para analisar os danos", afirmou o conselheiro. 
 
Gustavo Cuéllar, prefeito de Moguer (província de Huelva, na Andaluzia), onde o incêndio teve início na noite de sábado, mostrou hoje "certo otimismo". 
 
"Hoje todas as notícias que estão chegando dos três focos são positivas. Há bem mais sossego e mais tranquilidade" do que no domingo, quando altas temperaturas e fortes ventos intensificaram as chamas, comentou a presidente regional da Andaluzia, Susana Díaz. 
 
Os bombeiros devem iniciar nesta segunda uma nova ofensiva contra o fogo ainda ativo.
Mais de 200 bombeiros florestais, com 15 carros de bombeiros, trabalhavam hoje, com o apoio de sete aeronaves - tuitou o Infoca, dispositivo contra incêndios florestais da Andaluzia. 
 
O Parque Nacional Doñana é uma das mais importantes reservas de zonas úmidas da Europa, abrigo de 4.000 espécies e de todo o tipo de ave migratória. 
 
A Espanha está sofrendo uma seca precoce nessa temporada, e várias áreas do país estão em perigo máximo de incêndio. Entre elas, grande parte da província andaluz de Huelva, onde fica o parque. 
 
Em Portugal, 64 pessoas morreram, e mais de 250 ficaram feridas, em incêndios devastadores que foram controlados na semana passada.
 
AFP 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente