Participamos do

Artigo sobre obsessão de Trump com Obama entra nos assuntos mais comentados do Twitter

"Trump é presidente por causa de Obama, ou mais precisamente, por conta de sua hostilidade ao Obama. Trump surgiu na cena política ao atacar Obama", diz o jornalista Charles M. Blow
12:45 | Jun. 29, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O jornalista Charles M. Blow defendeu nesta quarta-feira, 29, em artigo para o jornal americano The New York Times, que o presidente Donald Trump tem uma obsessão por seu antecessor Barack Obama. O assunto está entre os tópicos mais falados e comentados do Twitter (Trending Tópics).

O texto afirma que Trump deseja "apagar Obama (...) não apenas do cenário político, mas também dos livros de história".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para explicar o contexto, Charles fala das vezes que Trump tentou desqualificar Obama. Quando ele questionou se Obama realmente tinha nascido nos EUA; também os seus feitos acadêmicos e literários (se o ex-presidente realmente estudou onde diz ter estudado e se ele escreveu os próprios livros).

Em outras oportunidades Trump já mentiu sobre Obama, explica o jornalista. Disse que o tamanho da multidão no dia de sua posse era maior do que na última ocasião; acusou Obama de ter grampeado seus telefones e nessa semana disse que ele estava em conluio com a Rússia.

Para Charles, "Trump é presidente por causa de Obama, ou mais precisamente, por conta de sua hostilidade ao Obama. Trump surgiu na cena política ao atacar Obama". "Trump, por mais que seja financeiramente rico, não tem capital cultural, ao menos não das pessoas que ele mais queria. Na verdade, todo o mundo parecia amar Obama, e por extensão os Estados Unidos. Só que com Trump não é bem assim".

Segundo a análise do Pew Research Center muitas das políticas implementadas por Trump são bastante impopulares ao redor do mundo. Como medida de comparação, 22% das 37 nações analisadas confiam em Trump para tomar a decisão certa quando se trata de assuntos internacionais. Já no final do governo Obama, 64% diziam confiar no presidente na época nesse sentido. São por motivos como esses que Trump quer ser Obama, disse o jornalista do The New York Times.

Há algum tempo Trump já fez comentários até relacionando a raça de Obama à sua administração. Como na vez que ele disse "Nosso ótimo Presidente Afro Americano não teve exatamente um impacto positivo nos criminosos que estão destruindo Baltimore de forma tão feliz e aberta!" Em outra oportunidade ele também tuitou: "Infelizmente, por conta de o presidente Obama ter feito uma trabalho tão ruim como presidente, você não verá outro presidente negro por gerações!"

A intenção de Trump é de em seu governo sumir com todos os traços do que foi realizado por Obama, do seu legado, destaca Charles. "Toda a campanha da Trump foi sobre desfazer o que Obama fez." Se retirar da Parceria Transpacífico e do Acordo Climático de Paris, além de reverter uma lei que ajudava a prevenir armas de serem compradas por pessoas com doenças mentais. Tudo isso foram conquistas do governo Trump que basicamente foram ações antes realizadas e estabelecidas no governo de Obama.

Sem contar todas as mudanças que estão sendo feitas no Obama Care, que para o jornalista é menos sobre criar uma política melhor e mais sobre desmantelar um legado deixado por Obama e que leva o nome do ex-presidente. "Para Trump, a marca de ser um presidente bem sucedido é o quanto ele consegue eliminar a presidência de Obama", finaliza Charles M. Blow.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente