PUBLICIDADE
Mundo
Wall Street

Escultura de cachorrinho fazendo xixi é colocada ao lado da estátua da menina encarando o touro

É um cachorrinho fazendo xixi na perna esquerda da menina, de autoria de Alex Gardega. Ele disse que é uma forma de criticar a escultura.

13:32 | 31/05/2017
Alex Gardega ao lado da escultura da
Artista posa ao lado do cão de bronze que esculpiu (Foto: Reprodução/Twitter @RedTRaccoon)
Uma nova escultura foi colocada ao redor do famoso Touro de Wall Street, nesta segunda-feira, 29, após a adição da escultura da menininha (intitulada "Fearless Girl" ou "Garota Destemida" em tradução livre) de frente para ele em março, em Nova Iorque. É um cachorrinho fazendo xixi na perna esquerda da menina. A estátua do cachorrinho é de autoria de Alex Gardega.
 
Gardega explicou ao jornal americano New York Post que colocou a escultura para criticar a iniciativa da companhia que colocou a estátua da garotinha. Tanto ele como Arturo Di Modica se disseram contra a atitude por acreditarem que a "Fearless Girl" mudou a intenção artística da escultura de Di Modica "Charging Bull" ("Touro em Investida" em tradução livre) e até a diminuiu.
 
O cachorrinho de bronze, de nome "Pissing Pug" (ou Pug Urinando em tradução livre), foi retirado pelo próprio artista. Ele ficou por três horas no local, segundo o portal do canal de TV americano NBC. As pessoas que passavam perto tinham opiniões diversas. Alguns diziam que não era arte, pois estava denegrindo a imagem da outra escultura, e outros diziam compreender o ponto que ele estava querendo destacar.
 
O artista explicou que não é contra o feminismo e nem tem nada contra a artista Kristen Visbal, que esculpiu a estatua da garotinha. No entanto, ele opinou, assim como Di Modica, que essa foi uma jogada de publicidade e não uma questão de arte. Di Modica e Visbal não se manifestaram sobre a escultura do cachorrinho de Gardega.