Participamos do

Fêmea de orangotango albina de olhos azuis é socorrida em Bornéu

Os orangotangos, únicos macacos grandes da Ásia, são uma espécie ameaçada de "extinção iminente", segundo a ONU
13:27 | Mai. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma fêmea de orangotango albina de olhos azuis, trancada em uma jaula pelos habitantes de uma localidade da parte indonésia da ilha de Bornéu, foi resgatada pelas autoridades e defensores de animais, indicou nesta terça-feira uma ONG.
O animal de pelagem amarela - uma espécie rara que contrasta com os exemplares mais comum de pelagem geralmente marrom - foi encontrado na semana passada em uma localidade isolada do distrito de Kapuas Huli, na província de Kalimantan Centro.
"Um orangotango é raro, e um orangotango albino é ainda mais raro", declarou Nico Hermanu, a cargo da comunicação da Fundação para a sobrevivência dos orangotangos de Bornéu.
"Desde a criação da fundação, há 25 anos, nunca acolhemos um orangotango albino em nosso centro de reeducação", acrescentou.
Em algumas fotos, a fêmea de orangotango mostra manchas de sangue secas no nariz. Pode ter sido ferida ao tentar escapar quando foi capturada pelos habitantes que a enjaularam durante dois dias, segundo a fundação.
A orangotango, de cinco anos, foi levada ao centro de reeducação de Nyaru Menteng, onde a ONG acolhe 500 macacos.
Os orangotangos, únicos macacos grandes da Ásia, são uma espécie ameaçada de "extinção iminente", segundo a ONU. Este primata arborícola vive em liberdade nas florestas tropicais úmidas (das ilhas) de Sumatra e Bornéu, que diminuem cada vez mais pelo desmatamento legal e ilegal com o qual se busca ampliar as zonas de plantação de palma para a produção de óleo.
A população de orangotangos seria de 100.000 exemplares em Bornéu, a quarta maior ilha do mundo repartida entre três países - Indonésia, Malásia e Brunei. Em 2025 este número cairia a 47.000, segundo algumas estimativas.
Em 1973, a população de orangotangos em Bornéu alcançava 288.500 indivíduos.


AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente