Participamos do

Namíbia e Zimbábue proibidos de vender reservas de marfim no mercado internacional

06:55 | Out. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens em Perigo (CITES), reunida em Johannesburgo, votou contra as propostas da Namíbia e do Zimbábue de vender suas reservas de marfim de elefante no exterior.
A CITES "votou contra a proposta da Namíbia e do Zimbábue de autorizar o comércio internacional de seus #elefantes", informou a organização em uma mensagem no Twitter, uma decisão que foi comemorada pelas organizações de defesa dos animais.
A proteção dos paquidermes, caçados pelos traficantes por suas presas de marfim, é um dos principais objetivos da reunião da CITES.
O comércio internacional de marfim está oficialmente proibido desde 1989.
Mas Namíbia e Zimbábue - com populações de paquidermes menos dizimadas que as dos países vizinhos - apresentaram uma proposta de autorização de venda de suas reservas de marfim confiscadas, ou procedentes de elefantes mortos de maneira natural. O objetivo anunciado era obter meios para financiar os programas de proteção.
A proposta foi submetida nesta segunda-feira a uma votação dos 182 membros da CITES, além da União Europeia (UE), que já havia anunciado o apoio à manutenção da proibição internacional do comércio de marfim.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente